19 de maio de 2024


Artigo Reflexão: Ainda assim, é possível

0


Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges

“Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”. Salmo 4.8

Desde o início de sua existência, a humanidade vive suas fragilidades e fraquezas. Cremos que o Criador nos fez assim para que aprendêssemos a nos cuidar e viver na Sua dependência. Após a queda, a desobediência à orientação divina, conforme narrada pelas Escrituras, essas fragilidades e fraquezas se intensificaram e passamos a conhecer e experimentar maiores dificuldades.

Não é a toa que hoje temos inúmeras pessoas que convivem com depressão profunda, dificuldades com insônias, pânicos, insegurança, vivem acorrentadas em seus dramas e dilemas. Nos solidarizamos profundamente com essas pessoas em suas dores. Entendemos que na grande maioria dos casos a pessoa não tem culpa, e também não significa falta de Deus ou da espiritualidade, como foi dito, faz parte das fragilidades humanas. 

O próprio salmista enfrentava, por vezes, essas dificuldades. O texto bíblico em destaque e que serve de inspiração para essa breve reflexão, é uma linda declaração de fé e vida, mas é o desfecho de uma poesia que contém drama, angústia e medo. 

As Escrituras dizem que Davi era um homem segundo o coração de Deus, demonstrando assim, seu comprometimento com a espiritualidade e seu Criador, no entanto, isso não o impediu de vivenciar suas fragilidades e fraquezas. Enfrentou medos, ameaças, perseguições, guerras, e esses enfrentamentos o levaram à angústia, ira, possivelmente momentos depressivos, noites sem dormir, dores físicas e emocionais. 

Diante disso, ele não teve dúvidas, correu até Deus e clamou por socorro; tomou uma atitude inteligente e sábia. Sabia ele, que sozinho não teria forças e condições para vencer, então, cuidou de si, levantando-se numa disposição de buscar ajuda, e reconhecendo-se dependente de Deus pediu por misericórdia.

Por fim, recebeu de Deus a libertação; tornou-se livre para seguir em frente enfrentando seus “monstros” internos e externos, recebeu da divina providência sustento físico e emocional, alegria no coração e muita paz para deitar-se e repousar seguro. 

Ainda que tenhamos que enfrentar, nessa vida, fragilidades, fraquezas e dificuldades, é possível vivenciar a paz, a tranquilidade e descanso. Caminhar nesse mundo com paz e em paz. Por exemplo: a pessoa que sofre com crises de ansiedade é como se estivesse presa dentro dos próprios pensamentos, dentro da própria mente; dessa forma, o que ela mais necessita é liberdade; libertar-se de seus “monstros” e experimentar a paz interior. 

O caminho para essa descoberta da liberdade pacífica é o próprio Deus, o nosso Criador, afinal de contas, Ele nos conhece melhor do que nós mesmos. 

Clamo a Deus, para que eu e você possamos, nos deitar em paz e descansar num sono revigorador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *