8 de maio de 2024


Artigo Reflexão : Chamou-nos para a paz

0


Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges

“Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”. Lucas 2.14

Por convocação divina, somos um povo de paz! Entendemos que a proposta do Reino de Deus é de paz e pela vida, nada menos que isso.

Começo essa brevíssima reflexão fazendo essa afirmação de fé porque tenho percebido que muitas pessoas têm a impressão de que Deus não se importa com o caos violento do mundo que vivemos, mas foi justamente por isso que Jesus disse que o seu Reino não é desse mundo. Deus deseja que vivamos em paz já aqui, no entanto, as pessoas que ainda não entenderam a proposta divina, buscam a guerra, o conflito, as brigas e a violência.

Aqueles e aquelas que vivem em guerra ou defendem a guerra, sejam elas quais forem, só pensam em se tornarem notórios, ou então, estão em busca de dinheiro e fortunas, ou ainda, querem ser os dominadores e poderosos desse mundo. Mesmo aquelas guerras que são ditas santas ou espirituais, no fundo, o que ser quer não é nada santo. Quer ser santo? Faça a vontade de Deus, pratique o amor e viva em paz!

Diante de tantas notícias de guerras e violências, não é possível que isso não te cause comoção, espanto e angústia. Confesso que em mim, cada vez que escuto alguém falar que está em guerra ou assisto notícias de conflitos, me embrulha o estômago e me causa ânsia de vômito. Como celebrar o Natal, o nascimento de Jesus, diante desse cenário de horror que estamos assistindo em todo o mundo causado pela humanidade?

Como trocar presentes, e se alegrar, e participar de uma refeição em família, enquanto lá fora há muitas pessoas morrendo, sendo abandonadas, expulsas de suas casas, sendo desrespeitadas, não recebendo o que tem direito? Nossos líderes políticos, líderes sociais, líderes eclesiais e religiosos vivem promovendo a discórdia e agindo como déspotas. Será mesmo que conheceram Jesus? Param para ouvir a Sua mensagem?

Não foi à toa que Deus enviou seu Filho em forma de criança, nascido em uma manjedoura, na simplicidade da vida e gerado no ventre de uma moça mulher (nova em idade, mas com uma maturidade ímpar) para nos falar da paz e nos mostrar com o seu exemplo que é possível, sim, vivermos em paz uns com os outros.

Foi sobre essa Criança, Sua missão e Sua mensagem que os anjos, louvando e glorificando a Deus, diziam “paz na terra entre os seres humanos”. É como se estivessem nos chamando a atenção e para uma atitude de pacificação.

Por isso, com esperança de um mundo melhor, reconhecendo na simples criança chamada Jesus, o Emanuel – Deus conosco, o Messias de Deus que veio nos chamar para a paz. Ele nos prometeu a paz interior, um Reino de Paz e nos chamou para vivermos em paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *