Morre Cláudio Benício de Castello Branco, aos 76 anos
Foto: reprodução Santa Casa
Da Redação
A Santa Casa de Araçatuba comunicou nesta quarta-feira (19) o falecimento de Cláudio Benício de Castello Branco, conselheiro de administração desde 2018, ocorrido nesta manhã.
Cláudio estava internado no hospital para tratamento oncológico e, ao longo de sua trajetória, dedicou-se intensamente ao fortalecimento da Santa Casa, contribuindo para o seu crescimento e melhorias.
Filho de João Benicio de Castello Branco, um dos primeiros pioneiros de Araçatuba, Cláudio também se dedicou à agropecuária em propriedades que mantinha em Araçatuba e no Mato Grosso do Sul.
Identificado com a benemerência, Cláudio de Castello Branco dedicou-se integralmente à Santa de Araçatuba de 2019 até fevereiro de 2022, período em que ocupou a presidência do Conselho de Administração. A partir de março de 2022 seguiu como integrante do Conselho.
Sua filha Maria Helena lembra que Cláudio sempre procurou compartilhar suas posses com os necessitados, citando como uma das ações o fato de ter custeado anonimamente cursos universitários para dezenas de jovens de famílias de baixa renda.
Casado com Maria Helena Pereira de Moraes, Cláudio teve dois filhos de casamento anterior: Maria Helena e João Cláudio que lhe deu duas netas, mas infelizmente ambas faleceram ainda crianças. Uma delas há cinco anos e a outra em setembro deste ano.
Em 2021, durante a pandemia do coronavírus, Cláudio Castello Branco foi infectado e desenvolveu forma grave e agressiva da doença e passou 78 dias internado na UTI, 60 dos quais entubado. Mas recuperou-se e retornou às atividades.
Em meados de novembro deste ano foi internado para realizar uma cirurgia oncológica de grande porte que foi bem sucedida, porém um problema respiratório agravou o quadro clinico.
O velório será realizado a partir das 17h na Capela Cardassi da Avenida Saudade e o sepultamento no inicio da manhã desta sexta-feira (20), no Cemitério Saudades.
“Neste momento de imensa tristeza, a diretoria da Santa Casa de Araçatuba manifesta consternação de todos que integram a instituição e destaca que o legado de compromisso e dedicação de Cláudio Benicio de Castello Branco ficará marcado na história da instituição e no coração de todos que tiveram o privilégio de conviver com ele”, lamentou o hospital.