Camerata de Violões do Guri de Araçatuba faz última apresentação do ano, em Birigui
Camerata de Violões do Guri de Araçatuba/Foto: Yago Monteiro
Da Redação
No dia 06 de dezembro, a Camerata de Violões do Guri de Araçatuba faz o último concerto do ano pela Temporada dos Grupos Musicais do programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. O concerto acontece no Teatro do Sesi Birigui, às 20h.
A Camerata de Violões do Guri de Araçatuba tem patrocínio Master de CTG Brasil e parceria da Prefeitura Municipal de Araçatuba. O Polo Regional de Araçatuba é patrocinado por Smurfit Westrock.
Sob a regência do maestro Paulo Renato Lourenço, o grupo interpreta o programa Música do Violão de Seresta, que conta com músicas que surgiram sob a influência do violão. No repertório, há obras de João Pernambuco (Luar do Sertão), Dilermando Reis (Noite de Lua; Alma Apaixonada) e Geraldo Ribeiro (Chorinho Seresteiro; Toada).
Atualmente, o Guri mantém 29 Grupos Musicais formados por crianças, adolescentes e jovens em todo o estado. Todos com uma agenda regular de concertos.
Camerata de Violões do Guri de Araçatuba
O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo – tanto no erudito quanto no popular. A formação da camerata, uma “orquestra de câmara de violões”, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação – pouco usual, o ensemble trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades. A Camerata de Violões do Guri de Araçatuba foi criada em 2013 e tocou com Edson Lopes (2013), Duo Siqueira Lima (2014), Fábio Bartoloni (2015), Sidney Molina (2017), Paulo Porto Alegre (2018), Daniel Murray (2020) e André Campos (2021). Em 2016, abriu o concerto do Quarteto Brasileiro e apresentou-se no Festival Internacional de Londrina. Em 2022, se apresentou ao lado de Paola Picherzky.