Araçatuba recebe seu 1o Festival de Cinema com exibição de produções locais
Foto: divulgação
Da Redação
Nos dias 18 e 19 de dezembro de 2024, Araçatuba sediará o 1º Festival de Cinema de Araçatuba, um evento inédito que promete destacar a força do audiovisual regional e fortalecer as produções cinematográficas locais. Realizado no CineFlix do Shopping Praça Nova, o festival exibirá sete obras audiovisuais, entre curtas-metragens e documentários, das 20h às 22h.
A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser garantidos pela plataforma Sympla https://vemventoproducoes.com.br/festival/.
Celebrando o talento local Idealizado pela Vem Vento Produções Artísticas, em parceria com produtoras locais, o festival é um tributo ao talento e à criatividade da região.
O evento homenageia a coletividade envolvida na produção cinematográfica, destacando o trabalho de diretores, roteiristas, cinegrafistas, figurinistas, sonoplastas, editores e atores.
Durante as duas noites, o público será presenteado com narrativas que abordam aspectos culturais, históricos e sociais da região, além de temas universais.
Para Luana Carvalho, diretora da Vem Vento Produções, o festival é mais do que uma celebração cinematográfica:
“Esse evento reforça o potencial artístico de Araçatuba, coloca a cidade no mapa do audiovisual e inspira novas gerações a explorarem sua criatividade. É uma demonstração do que é possível alcançar quando se investe em cultura.”
Fernando Prudencio, CEO da Neoplan, reforça o impacto do festival:
“A ideia nasceu de uma vontade genuína de fomentar a cultura regional e oferecer ferramentas para que as histórias daqui ganhem visibilidade e relevância.”
O crescimento do audiovisual em Araçatuba
O cenário cinematográfico em Araçatuba tem crescido significativamente nos últimos anos, gerando não apenas visibilidade artística, mas também renda para a cidade. Além dos filmes que serão exibidos no festival, há diversas produções locais em fase de edição, com lançamentos previstos para 2025.
A cidade também conta com projetos aprovados para captação no próximo ano, todos voltados para o setor audiovisual. Empresas como Lalucci Filmes, Neoplan, Lance Filmes, Conteúdo Estratégico e a própria organizadora do evento, Vem Vento Produções, têm se destacado na atuação e expansão desse mercado.
O festival é, portanto, um reflexo direto desse movimento vibrante e crescente que impulsiona o audiovisual em Araçatuba e na região.
Filmes em exibição
Entre as obras selecionadas para o festival, destacam-se:
● Laila (curta-metragem): A história de uma mãe que encontra força em uma antiga lenda local sobre uma menina capaz de realizar milagres.
● Silvia Teodoro: O Filme: Um tributo à trajetória de uma das mais destacadas artistas de Araçatuba, cuja obra conecta gerações.
● Viola Caipira (documentário): Um mergulho na tradição musical da viola caipira, evidenciando sua relevância cultural e histórica na região de Araçatuba.
● Origens do Noroeste Paulista (documentário): Reflexões sobre memória e pertencimento por meio de acervos etnológicos e históricos.
● Fogo no Canavial (curta-metragem): Um faroeste contemporâneo que mistura modernidade e ancestralidade em um duelo emocionante.
● Em Terra Kaigang: Um resgate da memória coletiva e as lendas sobre o cemitério indígena de Araçatuba.
Acompanhe o festival
O público pode acompanhar todas as novidades e atualizações sobre o evento no Instagram @asetimaarte.formacao e @ciavemvento.



