4 de maio de 2024


Araçatuba recebe exposição “Retrato de Mulher”: A Conexão entre Fotografia, Pintura e Bordado”

0

Foto: divulgação

Da Redação

Araçatuba vai receber, entre os dias 02 e 17 de maio, a exposição “Retrato de Mulher: A Conexão entre Fotografia, Pintura e Bordado”, da artista Adriana Arcazas. As obras serão apresentadas no Maap (Museu Araçatubense de Artes Plásticas), situado na rua Duque de Caxias, 20, no Centro. A entrada é gratuita. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A exposição é muito mais do que uma simples mostra de obras. É um mergulho profundo na intersecção entre três formas de arte distintas: fotografia, pintura e bordado. Adriana Arcazas, com sua habilidade técnica e sensibilidade, demonstra como o bordado pode transcender sua função tradicional e se tornar uma ferramenta para enriquecer e expandir o potencial expressivo da fotografia e da pintura.

A exposição tem como objetivos primordiais demonstrar o potencial do bordado como forma de expressão artística, além de gerar diálogos sensíveis e profundos sobre questões como identidade de gênero, representação feminina na arte e conexões culturais. Dividida em três temas principais, a exposição aborda a intervenção criativa, as conexões culturais e a experimentação artística.

A estrutura da exposição inclui a exposição de imagens, onde fotografias e pinturas servem como base para as intervenções têxteis, e oficinas educacionais interativas, proporcionando aos participantes a oportunidade de experimentar a criação de suas próprias peças. Além de proporcionar uma experiência visualmente deslumbrante, “Retrato de Mulher” visa inspirar uma nova apreciação pela arte têxtil e incentivar a exploração criativa entre pessoas de todas as idades e origens.

A AUTORA

A mente por trás dessa exposição é Adriana Arcazas, uma artista paulista cuja jornada profissional começou na área da Pedagogia na Unesp de Araraquara. Com diversas pós-graduações em Arte, Educação e Arteterapia, Adriana se destaca como facilitadora de vivências e encontros em grupos, utilizando a Arteterapia como meio de expressão artística e autoconhecimento.

Inspirada por suas próprias experiências e influências culturais, Adriana encontrou no bordado uma forma de conectar-se com o feminino, explorando memórias, identidades e expressões poéticas. Seu trabalho, marcado pela delicadeza e profundidade, busca conduzir as mulheres a um equilíbrio no mundo feminino, preservando identidades e celebrando a singularidade de cada uma.

A exposição “Retrato de Mulher” promete não apenas cativar os olhos, mas também tocar os corações e provocar reflexões sobre a arte, a identidade e a feminilidade. É uma oportunidade imperdível para todos aqueles que desejam explorar novas formas de expressão e se conectar com narrativas profundas e significativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *