28 de abril de 2024


Mãe faz “vakinha virtual” para consertar cadeira de rodas do filho

0



                         Foto: álbum de família

A dona de casa Karina Silvestre, de Araçatuba, abriu uma campanha online porque está precisando arrecadar dinheiro para consertar a cadeira de rodas do filho de 15 anos. O adolescente é portador da síndrome de duchenne, que causa distrofia muscular progressiva, e precisa do equipamento para se locomover e ir para a escola.

 

A dona de casa disse que o adolescente usa uma cadeira motorizada, que a cada cinco anos é trocada gratuitamente por meio de programa do Governo Federal. Mas o equipamento quebrou e ainda não é época da realização da troca.

 

Segundo a mãe, o adolescente Victor Hugo Silvestre começou a apresentar os primeiros sintomas da doença quando tinha sete anos. “Aos 10 anos ele parou de andar e, de lá para cá, vem sentindo o avanço da doença. Ele precisa de uma cadeira motorizada porque não tem força suficiente nos braços para se locomover sozinho com uma cadeira manual”, contou.

A síndrome de duchenne é um distúrbio hereditário de fraqueza muscular progressiva, que acomete geralmente os meninos. Os sintomas incluem quedas frequentes, dificuldade para se levantar ou correr, andar oscilante, panturrilhas grandes e dificuldades de aprendizagem. Não há cura, mas fisioterapia e medicamentos, como corticoides, podem ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

 

Desde que descobriu a síndrome rara, Victor Hugo faz acompanhamento médico no Hospital das Clínicas, em São Paulo, e recebe apoio na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Araçatuba.

 

Desde de que a cadeira motorizada do adolescente quebrou, a instituição forneceu uma cadeira simples para ele. “Mas o Victor precisa do apoio sempre de alguém, o que deixa ele muito insatisfeito. Porque mesmo com toda a limitação que tem, quer ser uma pessoa independente e nós não temos o recurso para a manutenção”, afirmou Karina.

 

META

A meta com a campanha online no site vakinha.com.br aberta pela mãe do Victor é arrecadar R$ 2 mil, mas até o momento obteve apenas R$ 75 com a ajuda de três apoiadores. Caso queira ajudar, acesse o site: http://vaka.me/2651453

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *