6 de novembro de 2024


Cliente encontra produtos vencidos em supermercado de Birigui, e recebe ameaças

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Foto: cedida pelo cliente

Da Redação

Um homem de 30 anos foi em um supermercado em Birigui, nesta quinta-feira (24), para realizar compras e, ao percorrer as prateleiras, se deparou com diversos produtos com a data de validade vencida. Entre os itens estavam bolos, iogurtes, pães, doces, cereais e outros alimentos. Ao chegar ao caixa, antes de efetuar o pagamento, ele informou à funcionária sobre a irregularidade nos produtos.

Segundo o cliente, que registrou a ocorrência na delegacia da cidade, a funcionária, ao tomar conhecimento do fato, telefonou para uma pessoa, e logo após a ligação, alguns homens chegaram ao local e se identificaram como responsáveis pelo estabelecimento. O cliente explicou que estava ciente da legislação que garante ao consumidor o direito de receber outro produto válido em substituição ao item vencido, sem custo adicional. No entanto, segundo ele, o responsável pelo mercado se recusou a oferecer os produtos em troca.

Diante da situação, o homem acionou a Polícia Militar. Com a chegada dos policiais, o comerciante cedeu e ofereceu um produto válido para cada tipo de item vencido, porém, o cliente destacou que a legislação prevê a substituição de todos os itens, e não de apenas um por categoria. Como exemplo, ele mencionou que se houvesse escolhido cinco pães vencidos, o correto seria receber cinco pães dentro do prazo de validade, o que não ocorreu.

Além da frustração com a troca inadequada dos produtos, o homem relatou ter sido ameaçado por um funcionário do mercado, que estava vestido com roupas brancas, típicas de quem trabalha no açougue. Segundo o relato, ele teria ofendido o cliente, chamando-o de “aproveitador” e “vagabundo”, além de desafiá-lo para uma briga e afirmar que o “pegaria lá fora” caso ele não aceitasse o confronto.

O cliente também informou que, enquanto aguardava em frente à delegacia para registrar a ocorrência, foi intimidado por outro indivíduo, identificado como sendo proprietário do mercado que tirou várias fotos do seu carro, fazendo-o sentir-se ameaçado. O caso foi formalizado na delegacia, e o cliente pretende representar criminalmente contra o funcionário e o homem que identificou-se como sendo proprietário do supermercado.

O consumidor ainda tentou contato com o Procon, sem sucesso, mas conseguiu orientações da Vigilância Sanitária para formalizar uma denúncia, que deverá ser acompanhada de fotografias e do boletim de ocorrência. O caso foi registrado na delegacia e deve dar sequência em investigação pelas autoridades competentes.

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