Santa Casa de Araçatuba oferece estrutura completa para tratamento cardíaco
Foto: divulgação
No Dia do Coração, celebrado neste domingo (29) o cardiologista do hospital afirma que a prevenção é fundamental para evitar doenças cardíacas
O órgão mais importante do nosso corpo é celebrado neste dia 29: o coração. Considerando a estrutura clínica, diagnóstica, cirúrgica e ambulatorial, o coração dos moradores dos 40 municípios da região de Araçatuba está em boas mãos.
O cuidado começa no Pronto-Socorro, que faz o primeiro atendimento das urgências e emergências, para as quais são disponibilizados especialistas que atuam com as equipes socorristas, leitos para o tratamento coronariano intensivo, cardiologia intervencionista para diagnóstico (cateterismo) e tratamento (angioplastia). O hospital também possui equipe de excelência para cirurgias cardiovasculares e torácicas, além de ambulatório para acompanhamento de pacientes pré e pós-cirúrgicos e clínicos.
Mas muitos desses casos poderiam ter sido evitados ou minimizados se a população, principalmente quem faz tratamento de doenças crônicas, incluísse a prevenção em seus hábitos de vida. Essa é a opinião do médico cardiologista professor-doutor Leonardo Alves Batista, que integra o Serviço de Cardiologia Clínica e Intervencionista da Santa Casa desde 2008.
Professor do curso de Medicina do UniSALESIANO, o especialista reforça a necessidade de controle rigoroso da pressão arterial, diabetes e colesterol, além da adoção de hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos e alimentação balanceada. “Esses cuidados simples podem retardar o aparecimento de doenças cardíacas e melhorar significativamente a qualidade de vida”, comenta.
O cardiologista afirma que muitos dos casos de infarto e angina atendidos no hospital poderiam ter sido evitados com ações preventivas. “Hoje em dia, é cada vez mais comum vermos pacientes jovens, na faixa dos 40 anos, sofrendo infartos devido ao descontrole de doenças crônicas, como a hipertensão e o diabetes”, explica.
Segundo ele, “a obesidade também está intimamente ligada ao aumento de complicações cardíacas, tornando essencial a perda de peso e a adoção de um estilo de vida mais ativo. O tabagismo, muito prevalente em nossa sociedade, também deve ser evitado, pois existe íntima relação com obstruções nas artérias, tanto do coração, pernas e cérebro, além de ser fator de risco de aneurisma cerebral”.
O especialista ressalta a importância da conscientização no Dia Mundial do Coração como alerta à comunidade. Ele reforça que a Santa Casa de Araçatuba está equipada para tratar complicações graves, mas que o foco deve estar sempre na prevenção. “Nosso papel como hospital terciário é tratar esses casos críticos, mas é essencial que os pacientes façam sua parte no controle das doenças crônicas para evitar chegarem a esse ponto”, conclui.
Estrutura
O médico classifica a estrutura da Santa Casa de Araçatuba como preparada para o tratamento das doenças cardíacas. Leonardo Batista destaca a capacitação da equipe multidisciplinar que atua nas alas de atendimento cardiovascular e a equipe cirúrgica que possui excelência “para realizar cirurgias cardíacas complexas, como troca de válvulas e revascularização do miocárdio, com uso de pontes de safena e mamária, além de cirurgias de aneurismas da aorta”.
Boa parte dos pacientes operados por essa equipe teve as doenças cardíacas diagnosticadas no Serviço de Hemodinâmica, coordenado pelo Dr. Leonardo Batista. Com equipamentos de ponta e equipe especializada, a unidade realiza, em média, 250 cateterismos cardíacos por mês. O procedimento é o principal diagnóstico e intervenção em casos de infarto agudo do miocárdio. “Esse procedimento é essencial para restabelecer o fluxo sanguíneo em pacientes infartados, diminuindo o risco de complicações graves”, afirma Leonardo. Outras intervenções realizadas incluem arteriografias para avaliação de doenças em membros inferiores, carótidas, vasos renais e cerebrais.