19 de setembro de 2024


Agosto Branco: acadêmicos de Fisioterapia abordam sobre os perigos do cigarro eletrônico

0

Foto: divulgação

Da Redação

Neste mês, o UniSALESIANO de Araçatuba, por meio do Curso de Fisioterapia, abraçou a campanha Agosto Branco, uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa conscientizar a população sobre os perigos do cigarro eletrônico e reforçar os riscos já conhecidos do tabagismo tradicional.

A ação foi produzida pelo setor de saúde pública dos estágios supervisionados do curso, destacando-se pela criação de um vídeo educativo, disponível no YouTube e nas redes sociais, além da distribuição de brindes em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) onde os acadêmicos atuam.

A campanha, que está em plena veiculação durante todo o mês de agosto, tem como objetivo impactar, especialmente, os usuários e suas famílias, alertando sobre os danos à saúde causados pelo uso de cigarros eletrônicos, que vêm ganhando popularidade entre os mais jovens, muitas vezes sem o devido conhecimento dos riscos associados.

O projeto contou com a participação dos acadêmicos do último ano de Fisioterapia: Thaís Panini, Eloísa Martins, Rafaela Conde e Ana Maria de Lima. “Eles foram responsáveis pelo desenvolvimento do roteiro, elaborado em uma linguagem acessível e atrativa para o público jovem”, disse o docente Fernando Henrique Benedito, que esteve à frente da direção, filmagem e edição do vídeo, com supervisão da docente Carolina Vicentini Verdi e colaboração da docente Graziele Simões e da Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Profª. Carla Komatsu Machado.

Além do vídeo educativo, os alunos levaram a campanha diretamente às UBSs onde realizam seus estágios, como a “Maria Tereza de Andrade”, às terças-feiras, e a do “Pedro Perri”, às quintas-feiras. “Nessas unidades, eles apresentam o vídeo e discutem o tema com os usuários do SUS, destacando os perigos do uso dos cigarros eletrônicos e do tabagismo tradicional. Como forma de reforçar a mensagem e criar um impacto duradouro, são distribuídos panfletos informativos acompanhados de uma bala”, comentou Fernando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *