Prefeitura, segurança pública e órgãos de trânsito promovem Maio Amarelo em Araçatuba
Foto: divulgação
Da Redação
Com o mote “Paz no Trânsito começa por Você”, o movimento chega à sua 11ª edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos no trânsito.
Dentro deste contexto, as Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e de Segurança de Araçatuba, a Polícia Militar, por meio do Policiamento Rodoviário, Policiamento Territorial e Corpo de Bombeiros, em ação conjunta com imprensa, Concessionária Via Rondon, DER/SP, DETRAN/SP, Tiro de Guerra, empresas privadas e a sociedade civil organizada (grupos de ciclista, motoclubes etc) desenvolverão, durante todo mês de maio de 2024, várias ações relacionadas à Segurança Viária, direcionando esforços às ações educativas voltadas aos pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores de veículo leves e pesados.
Na quinta-feira (2), das 8h às 10h haverá uma carreata, desde o CPI-10 até o Sest-Senat; na sexta-feira (10), das 16h às 18h, será o Pitstop do Ciclista, com instalação de kit retrorefletivo e entrega de panfleto, no km 532 da SP 300 com a rua Anhanguera; No sábado (11), das 9h as 11h, será o pitstop do Pedestre, Ciclista e Motociclista, na praça Rui Barbosa, centro de Araçatuba; domingo (19)é o dia do passeio ciclístico, na avenida Joaquim Pompeu de Toledo; Na segunda-feira (20), das 16h às 18h, a ação novamente no Km 353 da SP 300 com a rua Anhanguera para motoristas instalará antenas anti cerol, com entrega de panfletos; e na terça-feira (28), será a vez dos ciclistas, que terão instalados kits retrorefletivos e receberão panfletos, em ação em baixo do viaduto, Araçatuba-SPD 042/463.
O tema de 2024 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre a necessidade de PAZ no trânsito. Paz que deve começar por cada um de nós, seja pedestre, ciclista, motociclista, condutores de veículo leves e de veículos pesados.
Para se ter uma ideia, somente no Brasil, conforme dados do DATASUS, no ano de 2020 foram 32.716 mortes, em 2021 foram 33.813 e no ano de 2022 foram 33.894 mortes decorrentes de sinistros de trânsito.
Diante de tal cenário, o Movimento Maio Amarelo, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
Importante destacar que o processo necessário para a PAZ no Trânsito está relacionado aos Pilares contidos no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS): Educação para o Trânsito, Gestão da Segurança no Trânsito, Vias Seguras, Segurança Veicular, Atendimento às Vítimas, Normatização e Fiscalização, plano este que está alinhado com as abordagens de Sistema Seguro e de Visão Zero. E nesse contexto, a mobilização de toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos (imprensa, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada etc.), fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, precisam, efetivamente, discutir o tema, engajando-se em ações e propagando o conhecimento, de modo a abordar toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
MOVIMENTO
Acompanhando o sucesso de outros movimentos como, por exemplo, o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula cada um de nós a promover atividades que impliquem na PAZ no Trânsito.
E a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os sinistros de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.
Lembre-se: “Paz no Trânsito começa por Você!”