Artigo Reflexão: Eu intercedo por você
Por: Adi Éber Pereira Borges
“ É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus; ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado ”. João 17.9-10
Diante da construção dessa breve reflexão, decidi pesquisar a etimologia de duas palavras para as quais julguei ser necessário o melhor entendimento, até porque, temos a tendência de achar que as duas significam a mesma coisa, o que não é verdade.
Interceder vem do latim intercedere intervir, formada por inter , “ entre ”, , ou seja, uma ação de mais “ cedere , “ proceder ”. Assim temos a ação de proceder entre; podemos exemplificar dizendo que eu procedi o pedido entre a empresa e o comprador ”.
Rogar, por sua vez, vem do latim suplicar ”. rogare , “ pedir, implorar, Portanto, uma ação com certa força de convencimento. Poderíamos dizer que “ eu supliquei ao assaltante que não me matasse, pois tenho uma família pra cuidar ”.
Ao juntar as duas expressões, temos uma boa ideia da ação de Jesus em relação aos seus discípulos e discípulas. Ele intercede ao Pai por nós suplicando ou rogando o Seu cuidado, a Sua bênção e o Seu poder, pois aqueles e aquelas que o Pai lhes deu continuarão neste mundo, e necessitarão do olhar amoroso de Deus e também uma especial capacitação na continuidade da missão.
Poderíamos dizer de forma inequívoca, e usando uma expressão da moda, que Jesus fez uma verdadeira oração forte. Ele rogou fortemente em favor de todas as pessoas que abraçariam a fé Nele; literalmente colocouse entre nós e Deus Pai sendo o elo de ligação ou religação. Por essa intenção, a oração feita por Jesus ficou conhecida como oração sacerdotal, pois, essa era uma das funções sacerdotais, a de fazer a ponte entre o povo e Deus.
Que Jesus amava toda a humanidade é indiscutível, suas ações sempre foram provas disso, e o seu amor foi fonte inspiradora para a sua total dedicação, empenho e prioridade na missão que recebeu de seu Pai. Sua dedicação foi total, todo o Seu tempo foi usado para ensinar a humanidade através de Suas palavras e atos como se deveria viver; Seu empenho também foi completo, todo o Seu coração, força, entendimento e alma foram para a missão; nada suplantava o cumprimento das ações pastorais de Jesus, Sua prioridade máxima era cuidar de seus discípulos e discípulas e salvar as pessoas. Antes de sua ascensão, Jesus nos incumbiu de dar continuidade à sua missão. Ao Seu exemplo devemos cuidar uns dos outros e interceder em nossas orações a Deus por toda as pessoas.
Por isso, fortemente tenho suplicado ao bondoso Deus por sua vida. Sintase incluído e incluída em minhas interseções.
Seja você também um/a intercessor/a; ore pela paz mundial, ore por um mundo melhor; com amor ore por todas as pessoas.
Rev. Adi Éber Pereira Borges †