Três homens são presos e dois suspeitos detidos após roubo de caminhonete
Foto: Diego Alves/Birigui Notícias da Hora
Da Redação/Richard Silva
Três homens foram presos no final da tarde de ontem (25), e outros dois foram detidos e serão investigados de participação em um roubo a três trabalhadores rurais. As vítimas foram amarrados por três criminosos e tiveram seus objetos pessoais subtraídos, juntamente com um veículo Hillux. Na fuga os criminosos bateram o veículo e foram capturados escondidos em uma mata, na zona rural de Coroados (SP).
Segundo o que foi apurado pela reportagem, Policiais Militares realizavam patrulhamento Rural pelo município de Birigui (SP), nesta quinta-feira (25), através do Programa Vizinhança Solidária Rural, quando receberam informação que havia acabado de acontecer o roubo de uma caminhonete Hillux de cor prata, no município de Glicério, na zona rural, onde os criminosos seguiram com o veículo sentido Coroados (SP), e que possivelmente havia um Santana de cor prata, dando cobertura aos meliantes.
A equipe foi até o local e, recebeu informações via moradores da zona rural de Coroados e posterior pelo Copom, de que três indivíduos haviam sofrido acidente com a caminhonete, próximo a um bar.
Juntamente com a equipe de Coroados e, viatura de Glicério, foi realizado o primeiro contato no local do acidente. Neste momento uma equipe abordou o veículo Santana de cor prata, com as mesmas características informada anteriormente.
Detidos
Ja no local do acidente, a equipe recebeu uma ligação de um dos moradores da zona rural, sendo informado que três indivíduos haviam adentrado a uma mata. De pronto foi realizado o deslocamento, juntamente com a equipe de Coroados para o local, tendo o apoio indispensável do Águia, onde foi realizado o cerco.
Os militares realizaram a varredura no local informado (mata), sendo localizado três indivíduos, onde foi necessário uma ação enérgica para detê-los, por ter informações que estavam armados. Realizado procedimento padrão e necessário uso de força moderada para algema-los, foi feito contato via fone com o Copom, para que o apoio da equipe de Coroados e demais equipes fossem até o local, para a retirada dos criminosos da mata, visando a segurança da equipe.
Vítimas
A reportagem esteve em contato com as vítimas e, as mesmas informaram que estavam com a caminhonete parada ao lado de uma roça de cana, e que passou por duas vezes um veículo Santana com rodas de liga-leve e placa Mercosul por eles, e que havia cinco indivíduos dentro do veículo, sendo que posteriormente passou somente dois indivíduos no veículo, sentido Coroados a Glicério, o que causou estranheza. Segundo as vítimas momentos depois apareceu três indivíduos, sendo que um deles estava com capuz de cor preta e com arma em punho, anunciando o roubo.
Ainda de acordo com o que foi apurado, as vítimas foram amarradas por “enforca gato”, conhecido popularmente, forçando elas a se ajoelhar, e todo tempo ameaçando-os contra a vida dos mesmos, batendo, e dizendo que se chamassem a polícia iriam voltar para matá-los. Uma das vítimas contou ainda que chegou a sentir um ferro gelado na nuca, se tratando da arma de fogo. As vítimas reconheceram sem sombra de dúvidas os três indivíduos que foram presos dentro da mata, como autores do assalto e reconheceram sem sombra de dúvidas o veículo Santana, não reconhecendo com certeza os outros dois indivíduos, que estava no veículo WV/Santana.
Um dos indivíduos foi encaminhado ao Pronto Socorro Municipal, devido a uma lesão que foi necessário ser suturado pela equipe médica. A lesão se deve ao fato do acidente com a caminhonete roubada. Foi necessário o uso de algemas para os cincos indivíduos por receio de fuga e resistência.
Dentro da Hillux foi localizado um aparelho celular da marca Motorola de cor azul e o capuz de cor preta, usado para esconder a face de um dos assaltantes. Dentro da mata, foi feito buscas, sendo localizado uma blusa preta e branca com mancha de sangue, um camiseta branca manchada de sangue, um aparelho celular da marca Samsung cor preta, dois bonés sendo um de cor vermelha e outro de cor verde camuflado.
A Perícia foi acionada e esteve no local, que permaneceu isolado por uma equipe da Polícia Militar. Ambos foram encaminhados ao distrito policial central de Birigui (SP).
O Delegado Rodrigo José Góes Ribeiro, ratificou a voz de prisão para os três indivíduos, pelo crime de roubo, ficando todos a disposição da justiça. Os outros dois indivíduos que estavam no veículo WV/Santana, foram liberados no plantão policial e, serão investigados pela polícia civil, sobre a possibilidade de participação. Uma varredura foi realizada no local da fuga, porém não foi localizada a arma usada no crime.