Criança de três anos morre após passar por dois atendimentos em Pronto Socorro de Araçatuba
Foto: Ilustrativa
Da Redação
Uma menina de três anos de idade, moradora de Araçatuba, morreu nesta quarta-feira (17), depois de passar por atendimento médico, por dois dias seguidos, no PSM (Pronto Socorro Municipal) da cidade. O óbito ocorreu na Santa Casa, para onde a menor foi transferida já em estado grave.
Conforme informações obtidas pela reportagem, a menina foi levada pela mãe, na segunda-feira (15) ao PSM, com queixa de dor no joelho e trauma no pé esquerdo. Após ser avaliada e medicada, a menina foi liberada pela equipe médica.
No entanto, ontem (16), uma tia teria voltado com a menor ao PSM. A mulher informou durante atendimento que além das dores anteriores a sobrinha também estava se queixando de dor abdominal e relatou, conforme nota emitida pela direção do pronto-socorro, que ela havia caído de patins/patinete há três dias.
“Foi constatado sinais de alteração em exame físico, alteração de sinais vitais”, informou a nota. Segundo a nota, a criança foi atendida em sala de emergência e estabilizada pela equipe multiprofissional, regulada pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e transferida, sem intercorrência pela USA (Unidade de Suporte Avançado), à referência hospitalar.
A direção do PSM de Araçatuba informou que o caso será avaliado pela comissão de revisão de prontuários da unidade de atendimento médico emergencial.
CONFIRMAÇÃO DE VAGA
A Santa Casa de Araçatuba confirmou por meio de nota a solicitação de vaga para internação da criança no hospital. Confira a nota na íntegra:
“Informamos que a paciente foi acolhida na Santa Casa de Araçatuba de imediato a solicitação da vaga pelo PSM. De acordo com a direção técnica médica do hospital, a paciente foi internada de imediato na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal e Pediátrica onde permaneceu sob cuidados intensivos.
Infelizmente, apesar dos esforços da equipe médica, a paciente foi a óbito”, informou o hospital.
Segundo a Santa Casa de Araçatuba, a causa da morte consta na declaração de óbito, mas o documento é restrito a família. O hospital não pode divulgar em respeito às normas que regem a ética médico-hospitalar.
O corpo da criança foi sepultado no final da tarde desta quarta-feira, em Araçatuba.
Matéria elaborada em parceria com o Portal 018 News