24 de novembro de 2024


Morre Dom José Carlos, primeiro Bispo de Araçatuba, aos 91 anos

0

Dom José Carlos, foi o primeiro Bispo de Araçatuba (foto: Diocese de Araçatuba)

Da Redação/Richard Silva

Faleceu na madrugada de hoje (27) o bispo emérito da Diocese de Araçatuba, Dom José Carlos Castanho de Almeida, aos 91 anos. A informação foi confirmada pelo Bispo Diocesano Dom Sérgio Krzywy, por meio das redes sociais da Diocese de Araçatuba (SP).

Com grande pesar e fé no Cristo Ressuscitado, o Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy comunica a todo o Clero, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas, autoridades, leigos, agentes de pastoral e a todo o povo de Deus o falecimento do Bispo Emérito Dom José Carlos Castanho de Almeida, ocorrido na madrugada deste domingo, em Sorocaba, aos 91 anos.

De acordo com a nota emitida pela Diocese, Dom José viveu os últimos anos sob cuidados médicos e da família, sempre recebendo visitas do Bispo Diocesano e de padres.

DESPEDIDA

Antes do corpo de Dom José vir para Araçatuba, onde será sepultado, está agendada a Santa Missa de corpo presente em Sorocaba, cidade onde vivia. Às 18h e às 20h, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte, o Arcebispo Dom Júlio Endi Akamine preside as celebrações.

O corpo então será transladado para Araçatuba, onde chega na segunda-feira, pela manhã na Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida. O velório será aberto ao público, mas com o cumprimento das normas sanitárias, como uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e distanciamento.

Às 17h, Dom Sergio Krzywy e todo o Clero participarão da missa de Exéquias, presidida pelo Bispo Diocesano. Após a celebração, o corpo de Dom José será sepultado na cripta da Catedral. É o primeiro bispo que será sepultado no local, recentemente construído. O bispo emérito, anos atrás, manifestou por escrito o desejo de ser sepultado em Araçatuba.

CIDADÃO ARAÇATUBENSE

Em 2000, a Câmara Municipal de Araçatuba (SP), entregou a Dom José o título de cidadão araçatubense. Na ocasião, ele agradeceu a indicação e ressaltou a sua identidade com todo o povo diocesano. “Deus me deu o dom da amizade e me sentir bem com as pessoas. Gosto de viver aqui, até acostumei com o calor, especialmente do povo, que é alegre e feliz. Essa homenagem não é só para mim, mas para todo o Clero.

Em 2013, em uma de suas últimas visitas a Araçatuba, Dom José presidiu a Santa Missa de seu Jubileu de Diamante na Catedral Nossa Senhora Aparecida. Em depoimento para a Rede Vida de televisão e para o portal da Diocese na época, ele recordou sua vivência por nove anos na Diocese.

“Eu gosto muito de Araçatuba. E me dei bem na cidade e consegui muitas amizades. Tive a oportunidade de visitar todas as comunidades. Foi muito alegre retornar e rever tanta gente querida. É gratificante ter o reconhecimento do povo nessa visita”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *