23 de novembro de 2024


Mauricio Fioriti, um dos responsáveis pelo sucesso do mini-campo em Araçatuba

0



Da Redação/12:40

Por Carlos Alberto Tilim 

Talvez não exista em Araçatuba um empresário que tenha ajudado tanto o esporte amador e até o futebol profissional de Araçatuba como José Mauricio Fioriti, 73 anos. Gerente por 36 anos na extinta Tratomag, representante dos tratores Massey Ferguson na cidade, Fioriti é apaixonado pelo esporte em geral, principalmente por futebol. Nascido e criado em Birigui, Mauricio veio para Araçatuba em 1969, quando aceitou o convite de Benone Soares de Queiróz para trabalhar na Tratomag. 

“Desde criança sempre gostei de esporte e me apaixonei pelo Santos em 1955, quando o time foi campeão paulista em cima do Corinthians”, lembra Mauricio que chegou a praticar atletismo em 1966, quando corria os 400 e 800 metros. “Nunca fui campeão no atletismo, mas conquistei alguns terceiros lugares”, revela ele. Também jogou na várzea quando atuava no Palmeirinha do Bairro Alto, de Birigui. “Fomos campeões da Região Noroeste em 1969 e isso a gente guarda de lembrança até hoje”, conta ele que atuava de ponta-esquerda.

AMADOR

Amigo do ex-diretor da Folha da Região, o saudoso Genilson Senche, Mauricio questionou o amigo em meados de 94 o por quê do jornal soltar os jogos do campeonato amador sem o local. “Ele ligou na hora na Redação para você que era o repórter e te questionou, e você

disse que a Liga não passava”, lembra. “Mas depois você começou publicar e eu ia sempre aos jogos”, comenta.



MINICAMPO

Em 1997, ele começou a assistir aos jogos da Copa Folha da Região, que até então era disputada no campo do Jardim Guanabara. “Foi ali que conheci o Mael e o pessoal da comissão”, revela. “Fui inclusive o intermediário com a Tratomag quando o Mael comprou da empresa o terreno para fazer a chácara”, lembra. 

PATROCINIO

Após conhecer a comissão organizadora do minicampo, ele começou então a patrocinar a Copa Folha da Região através da Tratomag. “A empresa ajudava na premiação e levava o nome do campeonato  junto com a Folha”, lembra.



Mauricio Fioriti entregando troféu ao Ricão

Maurício lembra também que construiu uma cabine de ferro para a transmissão dos jogos da Copa Folha da Rádio Difusora AM. “Eu via a dificuldade que o Pedro Pelosi e Anízio Canola tinham em transmitir no chão e eles ficaram muito felizes”, conta ele agradecendo ao amigo Fazendinha, que criou a cabine na Tratomag.

Após deixar a Tratomag em 2005, Fioriti montou a empresa Maurício Tratores que levou o nome do campeonato por três anos. Devido a morte de seu filho e sócio Mauricinho, ele resolveu fechar a empresa e hoje está aposentado curtindo a família, principalmente os netos. E até hoje ele é apaixonado pelo esporte. Assiste UFC, vôlei, basquete e principalmente futebol. 

Mauricio também foi diretor de futebol da AEA em 1982 e 83, quando o presidente era Jorge Malluly Neto. “Assisto até corrida de tartaruga”, brinca. 

CABECINHA

O ex-mesário dos campeonatos realizados na Chácara do Mael, Renato Teixeira, o Cabecinha, destacou a importância de Mauricio Fioriti nas competições. “Ele tinha uma dupla participação, pois além de ser um grande patrocinador, sempre foi na maioria das vezes o presidente da comissão organizadora”, lembra Cabecinha. 



Renato Teixeira o Cabecinha, ex mesário dos campeonatos na Chácara do Maél 

LALO E 90

O empresário José Carlos Taldivo, o Lalo, que sempre apoiou o minicampo na região também destacou a importância de José Maurício Fioriti no esporte de Araçatuba. “Poderíamos ter mais empresários que gostassem e ajudassem tanto o esporte em geral como o Maurício Fioriti”, disse Lalo.

Outro empresário, Carlos Alberto Castaldelli, do Rápido 90 Transportes, também elogiou José Maurício Fioriti. “Sem a sua participação talvez o minicampo não teria crescido tanto na cidade e nós temos que agradecer muito o Maurício pelo trabalho prestado”, diz Carlinhos. 



Tilim, Mauricio, Laércio, Carlinhos 90, e Nei Giron

PELOSI

Morando atualmente em Sorocaba, o radialista aposentado Pedro Deodoro Pelosi,  84 anos, fez questão de comentar e lembrar do apoio que sempre teve de José Mauricio Fioriti. “O Maurício merece uma placa no ponto mais importante de Araçatuba , por sua colaboracão com o esporte da cidade.



Pedro Pelosi e o amigo Luizão

LUIZÃO E FAZENDA

Outros dois amigos lembraram da participação e colaboração de Maurício Fioriti no esporte da cidade e no minicampo. “Além de grande patrocinador e incentivador, foi o Maurício que deu o ponta pé inicial na Chácara do Mael, nos  campeonatos que fizeram sucesso durante 20 anos”, lembra Luizão. “E além de patrocínio, ele era tambem o presidente da comissão julgadora que resolvia as trapalhadas que ocorriam dentro de campo”, analisa Luizão.

Outro amigo, Fidelcino Lima, o Fazendinha, diz que Fioriti além de incentivar e apoiar eventos esportivos na cidade ele também é muito bom na vida em sociedade. “Trabalhei junto com ele na Tratomag e foi um cara que me ajudou muito e também ajudou muita gente”, completa Fazenda.





















Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *