22 de novembro de 2024


Helicóptero Águia transporta órgãos captados em hospital de Catanduva

0



Doador é homem de 32 anos, vítima de morte encefálica após acidente de trânsito; órgãos foram trazidos a Rio Preto e encaminhados para Ribeirão Preto e São Paulo. 

Em uma missão de corrida contra o tempo pela vida, policiais do Helicóptero Águia da Polícia Militar transportaram órgãos captados no Hospital Padre Albino, em Catanduva, até Rio Preto, na tarde desta quarta-feira (28).

De acordo com o hospital, a captação de múltiplos órgãos foi feita em um doador de 32 anos, vítima de acidente de trânsito, que deu entrada na unidade na última segunda-feira, dia 26. Ele teve morte encefálica confirmada ontem.

A doação foi aceita pela família e teve duração de quatro horas, sendo doados coração, que seguiu para o InCor, em São Paulo, fígado, para Ribeirão Preto, rins e córneas para São José do Rio Preto, onde aguardam distribuição

“Na hora da dor e com uma morte tão repentina, a decisão se torna muito difícil diante do sofrimento da perda, ainda mais quando ela é inesperada. Nós agradecemos muito a família do doador que mesmo com a dor decidiu ajudar outras pessoas que estão em sofrimento aguardando nas filas de transplantes. Até seis vidas terão nova perspectiva a partir de hoje!”, agradeceu Camila Chieratto, enfermeira da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos da unidade.

Queda

De acordo com dados do Registro Brasileiro de Transplantes, desde o início da pandemia, o número de doações de órgãos caiu. Em 2020, o número de doação de órgãos e tecidos despencou em 2020. Em comparação com 2019, a doação de córneas caiu em 50%.

A maior queda de doação de órgãos foi a de pulmão, depois rim, coração e fígado.

Gazeta Rio Preto

Foto ilustrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *