Famílias do Oratório Dom Bosco ganham “Festa de Natal” com sorteio de bicicletas e brindes
Foto: divulgação
Além das doações e momentos de confraternização, o oratório também é um espaço de oportunidades
O tradicional Natal do Oratório “Dom Bosco” foi realizado no último sábado, dia 14, com a participação de mais de 150 pessoas atendidas pelo projeto social, localizado no bairro Água Branca, em Araçatuba.
O evento foi organizado pelo Pró-Reitor de Pastoral do UniSALESIANO, Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB, com o apoio de voluntários da Paróquia São Francisco e Santa Clara, do projeto VAMS (Voluntariado Acadêmico Missionário Salesiano) e dos participantes do oratório.
A celebração natalina contou com uma programação especial. As famílias participaram de uma missa na capela da Igreja São Francisco e Santa Clara, seguida por um almoço com churrasco, arroz, sobremesa e sorvete.
Cada família recebeu presentes que incluíram cestas básicas, panetones e caixas de bombons. Um dos momentos mais aguardados foi o sorteio de bicicletas, doadas por parceria liderada pelo Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas. “O trabalho conjunto de toda a comunidade do UniSALESIANO e dos parceiros externos mostra o quanto podemos fazer a diferença na vida dessas famílias. É um privilégio contribuir para momentos tão marcantes como este”, comentou Ornellas.
A Coordenadora do Curso de Educação Física e dos Projetos de Extensão do UniSALESIANO, Profª. Juliana Mitidiero, falou do impacto do oratório como um dos maiores programas de extensão da Instituição. “Essas festas tradicionais são mais do que celebrações; elas são uma oportunidade de fidelizar as famílias, jovens e crianças que participam o ano inteiro. Presentear é uma forma de fazer um pouco mais por esses grupos vulneráveis”, afirmou.
OPORTUNIDADE
Além das doações e momentos de confraternização, o oratório também é um espaço de oportunidades. Jovens aprendizes que iniciaram suas jornadas no projeto têm se destacado. Em 2024, dois participantes do oratório celebraram formaturas em cursos superiores no UniSALESIANO.
Para Juliana, ver a alegria nos olhos das crianças ao receberem seus presentes é o maior presente. “Eles esperam por isso o ano inteiro. O brilho nos olhos e a gratidão das famílias nos mostram que todo esforço vale a pena.”
Por fim, Pe. Paulo Jácomo ressaltou o quão é importante a realização da festa no contexto do oratório e do trabalho pastoral realizado. “Este evento é um reflexo do que buscamos promover durante todo o ano: acolhimento, solidariedade e esperança. Cada sorriso que vemos aqui é uma vitória e um motivo para continuarmos com esse trabalho”, concluiu.