Docentes do UniSalesiano conquistam diploma de Pós-Graduação em Pedagogia Salesiana
Foto: divulgação
Especialização foi oferecida pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), neste ano de 2024
Docentes do UniSALESIANO concluíram o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia Salesiana no Ensino Superior, oferecido pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), neste ano de 2024. São eles: a Coordenadora do Curso de Direito do câmpus de Araçatuba, Profª. Cibele Rodrigues, as docentes das áreas sociais, Profª. Fabiane Cristina Spironelli e Profª. Bruna Barbosa, o Coordenador do Curso de Educação Física do câmpus de Lins, Prof. Leandro Paschoal Rodrigues, e a Coordenadora dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis do câmpus de Lins, Profª. Maris de Cássia Ribeiro.
A grade da especialização reuniu disciplinas como: “Dom Bosco e Seu Tempo”, “Elementos Pedagógicos Salesianos”, “Identidade Salesiana” e “Ensino e Aprendizagem na Educação Superior”, ministradas por um corpo docente qualificado, composto por nomes como Dr. Brasdolico M. dos Santos, Dr. Carlos Josué e Dr. Gildásio Mendes. A metodologia do curso se baseia em uma tutoria ativa, promovendo interação e suporte constante aos alunos no ambiente virtual, alinhando teoria e prática com uma abordagem humanizada.
Leandro Paschoal Rodrigues Gomes destacou que sua participação na pós-graduação foi motivada pela busca de ferramentas que contribuam para uma formação acadêmica mais integral. Ele afirmou que a pedagogia salesiana trouxe um novo olhar para a relação educativa, permitindo personalizar o ensino e criar ambientes acolhedores para os alunos. Além disso, reforçou a importância de valores éticos e sociais na educação superior, preparando alunos para serem profissionais competentes e cidadãos conscientes.
Por sua vez, Fabiane Cristina Spironelli, que atua há 22 anos no UniSALESIANO, vê na pedagogia salesiana uma oportunidade de alinhar valores pessoais à prática educacional. Para ela, a formação recebida possibilitou a aplicação de metodologias ativas e o desenvolvimento de projetos acadêmicos que integram os princípios salesianos à realidade do ensino superior, promovendo uma educação integral e inclusiva.
Já Cibele Rodrigues enfatizou que o conhecimento aprofundado sobre a missão salesiana permitiu acolher alunos de forma mais efetiva, reconhecendo suas necessidades acadêmicas, e também emocionais. Segundo ela, o diferencial dessa pedagogia está na humanização do ensino e no acompanhamento integral do estudante.
A coordenadora Máris de Cássia Ribeiro Vendrame compartilhou que sua prática educativa foi transformada pelos ensinamentos de Dom Bosco. Para ela, a pedagogia salesiana prepara profissionais para o mercado de trabalho e forma cidadãos éticos e humanos, promovendo valores que impactam diretamente a sociedade.
Por fim, a Profª. Bruna Barbosa citou a Pedagogia de Dom Bosco na formação de educadores comprometidos com uma educação que vai além da transmissão de conhecimento, envolvendo a formação integral dos alunos. “O curso de Pedagogia Salesiana se destaca pela seriedade e profundidade com que aborda os princípios educativos de Dom Bosco, proporcionando uma base sólida para que os educadores possam atuar de forma ética, inclusiva e transformadora”, concluiu.