5 de novembro de 2024


Investigado pela operação “Ligações Perigosas” é preso em Araçatuba

0

Foto: ilustrativa

Da Redação

Um homem identificado pelas iniciais V.A.P.S, foi preso na tarde desta terça-feira (05) em um condomínio de prédios que fica na rua Conde Zepelin, no bairro Vila Aeronáutica, em Araçatuba (SP). Ele é um dos investigados da Operação “Ligações Perigosas” e, era considerado foragido da justiça.

A prisão foi realizada por policiais da Força Tática. Durante patrulhamento pelo bairro Vila aeronáutica, os policiais receberam a informação que um procurado da Justiça, estaria em um condomínio na rua Conde Zepelin.

De acordo com o que foi apurado, os policiais foram até o local e, quando entravam no bloco indicado na denúncia, encontraram com o investigado descendo as escadas. Ao ver os policiais, ele voltou correndo, entrou no seu apartamento e trancou a porta.

Com o auxílio de um chaveiro, os policiais conseguiram entrar no imóvel e efetuar a prisão do investigado. Ainda de acordo com informações, o homem já tinha ciência do mandado de prisão preventiva.

Durante a busca pelo imóvel, que foi acompanhada pelo advogado do investigado, foi encontrado dentro do vaso sanitário 05 aparelhos celulares.

O homem foi conduzido à CPJ (Central de Polícia Judiciária), onde o delegado formalizou a captura do procurado e, a apreensão dos celulares. Ainda de acordo com o que foi apurado, o homem ostenta ficha criminal por tráfico de drogas, receptação e roubo.

LIGAÇÕES PERIGOSAS

Uma ação conjunta entre forças de segurança pública deflagrou no dia 06 de setembro deste ano, a Operação “Ligações Perigosas”, com o objetivo de enfrentar à organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) na região de Araçatuba. De acordo com a Polícia Civil, o foco da operação é inibir a infiltração da facção na política local, no combate ao tráfico de drogas e no esclarecimento de homicídios.

A operação é conjunta com o Ministério Público de São Paulo, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), a Polícia Civil, por intermédio do DEIC (Divisão Especializada em Investigações Criminais) de Araçatuba e a Polícia Militar.

A ação resulta de esforço investigativo coordenado do GAECO MP/SP e do DEIC, da Polícia Civil de Araçatuba, buscando desarticular as atividades da organização criminosa, mediante repressão e responsabilização de seus membros e colaboradores.

O principal objetivo da operação é desmantelar a estrutura de comunicação e logística da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) na região, por meio do cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão domiciliar.

No dia 06 de setembro, os agentes cumpriram 35 mandados de prisão temporária e 104 mandados de busca e apreensão, expedidos pelas 1ª e 2ª Varas Criminais da Comarca de Araçatuba.

As operações ocorreram em várias cidades, entre elas Araçatuba/SP, Birigui/SP, Penápolis/SP, São Paulo/SP, Paraguaçu Paulista/SP, Assis/SP, São José do Rio Preto/SP, Anhumas/SP e Dourados/MS.

Com apoio do GIR, da Secretaria de Administração Penitenciária, foram cumpridos mandados de busca em dois estabelecimentos prisionais do estado, de onde líderes da organização criminosa buscavam emitir ordens para prática de crimes nas ruas de Araçatuba.

Participaram da operação 424 policiais civis e militares, com apoio de dois helicópteros, além de policiais penais, policiais do SOI, do GAECO/MS, 4 promotores de justiça e 7 servidores do Ministério Público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *