Fórum de Reitores das IES Católicas discute desafios e perspectivas do ensino superior em Brasília
Foto: divulgação
Durante o encontro, foram lançados documentos importantes, como o Censo da Educação Superior Católica 2023
O Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, participou do Encontro Presencial do Fórum de Reitores das IES Católicas, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), no dia 13 de novembro, em Brasília.
O evento, que reuniu reitores, vice-reitores, pró-reitores, diretores e dirigentes de Instituições de Ensino Superior (IES) Católicas de todo o Brasil, foi marcado por debates e reflexões sobre os desafios e perspectivas do ensino superior.
Entre os destaques da programação, o painel “Desafios da Educação Superior Brasileira”, com participação de Daniel Aquino Ximenes, Diretor de Regulação da SERES/MEC, e Ulysses Teixeira, Diretor de Avaliação da Educação Superior do INEP, trouxe uma visão ampla das mudanças e tendências no setor. A mediação foi realizada pelo reitor da PUC Campinas, Dr. Germano Rigacci Junior.
Já o painel “Políticas Educacionais e Mercado Educacional” abordou as oportunidades para o fortalecimento das IES Católicas em meio às transformações do mercado, com destaque para a contribuição do reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB), Dr. Carlos Longo, sob a mediação da diretora do UNISALES, Dra. Carmen Luiza Silva.
O encerramento ficou a cargo do painel “Universidades Católicas: Um Farol para a Igreja do Brasil”, conduzido por Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, que ressaltou o papel das IES Católicas na evangelização e na formação integral, citando mensagens do Papa Francisco sobre a importância da educação na construção de uma sociedade mais humana e justa.
IMPACTOS
Pe. Paulo Vendrame participou presencialmente pela primeira vez e destacou a relevância do encontro para entender as mudanças regulatórias que impactarão o ensino superior. Segundo ele, os momentos de troca de experiências, como os intervalos, foram enriquecedores para o networking e a construção de novas perspectivas.
“Participamos de palestras, painéis e momentos de networking, com o intuito de reforçar o compromisso das IES Católicas com uma educação de qualidade e baseada nos valores que nos movem como educadores católicos”, comentou.
Durante o encontro, foram lançados documentos importantes, como o Censo da Educação Superior Católica 2023 e o relatório “IES Católicas no Ranking Universitário da Folha”, que evidenciam a relevância das instituições católicas no cenário educacional brasileiro.