22 de novembro de 2024


Araçatuba é premiada por destaque em campanha de vacinação contra poliomielite

0

Foto: divulgação

Araçatuba foi reconhecida nacionalmente com o Prêmio Conasems & OPAS/OMS – Placa de Menção Honrosa, recebido durante a “II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS/2024”, no dia 20 de novembro, em Brasília (DF). A premiação destacou a experiência “No jogo de Xadrez da vacinação, ACE avança e dá o Xeque Mate”, que representou um marco na imunização do município, especialmente contra a poliomielite.

A secretária de Saúde, Carmem Guariente, celebrou a conquista, destacando o esforço conjunto das equipes de saúde: “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito com dedicação e união. Parabenizo toda a equipe envolvida, que não mediu esforços para alcançar resultados tão expressivos. Trabalhamos sempre com o objetivo de oferecer o melhor para os araçatubenses.”

O município superou desafios significativos para alcançar esse resultado. Com uma cobertura vacinal inicial de 59% para crianças menores de 5 anos, foi necessário integrar ações entre os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e as equipes de Estratégia Saúde da Família. Essa articulação resultou em uma cobertura vacinal de 96,76%, superando as médias estadual (69,35%) e nacional (72,57%).

A estratégia incluiu a reavaliação das atribuições das equipes e a utilização das habilidades específicas dos profissionais de saúde, especialmente dos ACEs, para localizar e vacinar crianças não imunizadas.

Segundo a secretária, a experiência transformadora vai além dos números. “O comprometimento das nossas equipes mostra que, mesmo em tempos desafiadores, é possível alcançar grandes resultados com trabalho integrado e empenho.”

Araçatuba lembra que todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis nas unidades de saúde, abertas das 7h às 19h. As unidades do Planalto, Umuarama 2 e Morada dos Nobres oferecem atendimento até as 22h. A conquista reafirma o compromisso da cidade em promover saúde pública de qualidade e proteger a população por meio da vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *