“Salê News”: Colégio Salesiano lança jornal produzido por alunos
Foto: divulgação
O Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” lançou o “Salê News“, um jornal escolar criado pelos alunos do Itinerário Formativo de Linguagens do Ensino Médio. Idealizado pela Professora de Redação, Cláudia Cristiane Oliveira Garcia, o projeto foi pensado para estimular a produção autoral de textos entre os alunos, e ganhou ainda mais relevância ao ser associado à comemoração dos 75 anos da presença salesiana na cidade.
Os alunos participaram de todas as etapas de criação do Salê News envolveu, desde a escolha do nome até a edição final das imagens, proporcionando um ambiente de colaboração e aprendizado prático.
Divididos em equipes, eles se encarregaram de tarefas, como: pesquisa, entrevistas com professores e ex-alunos, redação e edição de matérias. A primeira edição, celebrando o aniversário da instituição, trouxe um resgate da memória afetiva do colégio, com base no acervo fotográfico e relatos de ex-alunos. A próxima edição trará temas voltados à saúde mental na adolescência, a inteligência artificial e a cobertura dos Jogos Salesiano 2024.
O projeto teve o apoio das docentes Helen Bernardes (Literatura) e Daniela Cristina Boarati (Inglês). “O Salê News tem como principal objetivo ampliar a capacidade dos alunos de produzir textos relevantes, incentivando a pesquisa, o trabalho em equipe e a escrita voltada para mídias sociais. Além de desenvolver habilidades técnicas, o projeto permitiu que os alunos tivessem uma experiência real na criação de um jornal, explorando tecnologias e ferramentas digitais”, explicou a docente Cláudia.
UNISALESIANO
Segundo ela, o envolvimento da equipe de jornalismo do UniSALESIANO, que ministrou palestras sobre textos jornalísticos, foi fundamental para o sucesso da iniciativa. “Esse projeto fortaleceu o sentimento de pertencimento dos alunos ao Colégio Salesiano, ao mesmo tempo em que melhorou suas habilidades de escrita e pesquisa. O impacto do jornal foi significativo, resultando em maior engajamento nas aulas de Redação e em uma conexão mais profunda com a história da instituição”, concluiu.