Prefeito decreta luto oficial em homenagem a ex-prefeita Germínia Venturolli
Foto: reprodução
Da Redação/Richard Silva
O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges Damasceno, decreta luto oficial em homenagem à ex-prefeita de Araçatuba, Professora Germínia Dolce Venturolli, falecida nesta sexta feira (25), aos 93 anos. O período de três dias é válido a partir do dia do óbito.
O decreto será publicado hoje, em edição extraordinário do Diário Oficial do Município.
LUTO OFICIAL
Um decreto municipal de luto é uma declaração oficial feita por um prefeito ou autoridade municipal em homenagem a uma pessoa falecida que prestou serviços relevantes à comunidade. Esse decreto declara um período de luto oficial, geralmente de três dias, durante o qual a bandeira municipal é hasteadada a meio mastro em todos os órgãos públicos do município.
Na prática, o decreto de luto não altera significativamente o dia a dia do município, exceto pelo hasteamento da bandeira e possíveis cerimônias ou eventos em homenagem à pessoa falecida.
Algumas atividades podem ser ajustadas ou adiadas como sinal de respeito, mas as funções essenciais do governo continuam operando normalmente.
EX-PREFEITA
Além de política, Germínia foi professora. Ela foi a primeira mulher a ser eleita prefeita do município de Araçatuba, onde foi eleita por dois mandatos de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000. Foi esposa do também político e professor Sylvio José Venturolli, sendo o casal um dos responsáveis pela retirada dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que passava pelo centro de Araçatuba, findada apenas na gestão do prefeito Domingos Andorfato, uma das maiores intervenções urbanas ocorridas na cidade.
O velório é realizado neste sábado (26) na Câmara Municipal de Araçatuba.