Birigui abre novo cadastro para agricultores fornecerem alimentos ao PAA
Foto: divulgação
Da Redação
A Prefeitura de Birigui abriu novas inscrições para agricultores familiares que desejam fornecer alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Esse programa prevê a compra de uma ampla variedade de produtos alimentares, incluindo carne, cereais, frutas, hortaliças, laticínios, legumes e polpas de frutas.
Podem participar agricultores familiares individuais e grupos organizados, como cooperativas e associações, desde que estejam inscritos no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). O PAA tem um papel duplo na cidade: além de promover o desenvolvimento da agricultura familiar, ajuda a garantir a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social.
A Secretária de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani, destacou a relevância do programa: “O PAA é essencial para assegurar que famílias em insegurança alimentar tenham acesso a alimentos de qualidade, enquanto incentivamos a produção local.” Já Regina Aparecida Biancolin, diretora do Departamento de Segurança Alimentar, lembrou que o PAA está ativo em Birigui desde 2009 e, através dele, são distribuídos semanalmente 400 kits de hortifruti para famílias em situação de vulnerabilidade, além de complementar a alimentação de 38 entidades assistenciais do município.
Como Participar
Para se cadastrar, os interessados devem apresentar documentos como RG, CPF, DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e estarem registrados no CadÚnico (Cadastro Único) do governo federal. As propostas de fornecimento devem ser entregues pessoalmente até o dia 10 de novembro, às 16h, no Departamento de Segurança Alimentar, na Rua Consolação, nº 1.051, bairro Jandaia.
O edital completo e o modelo de proposta estão disponíveis no Diário Oficial Eletrônico, com publicação do dia 10 de outubro (https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=NTU3NjQz).