Acadêmicos de Medicina protagonizam Julgamento Simulado baseado em caso real do Cremesp
Foto: divulgação
José Marques explicou que a disciplina utiliza a metodologia de aula invertida
Acadêmicos do 8º termo do Curso de Medicina do UniSALESIANO protagonizaram um julgamento simulado baseado em um caso real do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). A atividade, que faz parte da disciplina Caderno de Profissionalismo Médico, coordenada pelo Prof. Dr. José Marques Filho, foi realizada na manhã desta segunda-feira, dia 21 de outubro, no Tribunal do Juri.
O julgamento simulado, que tem por objetivo ensinar aos futuros médicos sobre a fiscalização e os processos éticos da profissão, é a última atividade da disciplina, que aborda temas para a prática médica no século 21, como planejamento de carreira, medicina baseada em evidências, inovação na prática profissional, entre outros.
De acordo com o docente José Marques, durante o simulado, os alunos atuaram como conselheiros do CREMESP, formando uma mesa de julgamento e vivenciando o processo de avaliação ética de um profissional da saúde. “Essa experiência é extremamente didática e inovadora. Os acadêmicos têm a oportunidade de entender como funciona a fiscalização e o julgamento de um médico, o que é fundamental para sua formação ética e profissional”, destacou, ao salientar que os nomes no caso foram alterados para preservar a confidencialidade. “Porém, a dinâmica seguiu fiel aos procedimentos reais”.
INVERTIDA
José Marques explicou que a disciplina utiliza a metodologia de aula invertida, onde os alunos recebem previamente materiais, como artigos científicos e aulas gravadas, e chegam às aulas preparados para discussões em grupo. “Na semana do julgamento simulado, eles assistem a uma aula sobre os rituais e normas do CREMESP antes do evento, garantindo que todos participem com um conhecimento sólido do processo”, completou.
Conforme o docente, o julgamento simulado é um dos momentos mais aguardados pelos acadêmicos e a participação ativa da turma demonstra o sucesso dessa metodologia. “Além disso, a atividade frequentemente conta com a presença de profissionais do Direito, como juízes e advogados, que colaboram e enriquecem o evento”, frisou.
Para o Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Antônio Poletto, o ensino do profissionalismo médico é um dos grandes desafios na formação dos futuros médicos. “Além de ser um tema complexo, o profissionalismo envolve a prática de atuar de forma ética, responsável e competente na medicina, sempre priorizando o bem-estar dos pacientes e mantendo comportamentos adequados e habilidades profissionais. Certamente, essa é uma das grandes metas do nosso curso”, concluiu.