Farmácia garante suporte para centro cirúrgico atender demandas na Santa Casa de Araçatuba
Foto: divulgação
Espaço dispensa mais de 3.000 itens diariamente e está preparada para atender cirurgias eletivas e emergenciais
A farmácia do centro cirúrgico da Santa Casa de Araçatuba tem um papel estratégico na agilidade dos procedimentos médicos da unidade hospitalar. A unidade precisa manter estoque diário estimado em R$ 500 mil dentre medicamentos e materiais cirúrgicos, que vão sendo repostos na proporção das retiradas.
Diariamente, são dispensados em média 3.000 itens, volume reforça a importância de uma estrutura farmacêutica dedicada exclusivamente ao atendimento do bloco cirúrgico, garantindo rapidez, eficiência e segurança em todas as etapas do processo, desde a preparação até o pós-operatório.
A farmácia está preparada para atender tanto cirurgias eletivas quanto emergenciais, com uma logística bem definida para manter o fluxo contínuo de suprimentos e kits cirúrgicos. Tayna dos Santos Correia, farmacêutica e gestora técnica das farmácias da Santa Casa, destaca o volume de trabalho que a equipe lida diariamente: “Hoje, estamos realizando em torno de 62 cirurgias por dia, e a farmácia do centro cirúrgico dispensa a média diária, sem contar os materiais solicitados separadamente, fora dos kits”, diz.
O trabalho da farmácia é essencial para garantir que o centro cirúrgico mantenha sua alta rotatividade de procedimentos, o que seria inviável sem essa organização interna eficiente.
A operação da farmácia do centro cirúrgico segue uma dinâmica precisa, preparada para suprir as necessidades das cirurgias com antecedência, mas também com flexibilidade para atender demandas urgentes. A coordenadora do centro cirúrgico, Jaqueline Mitsue de Oliveira, reforça a importância da farmácia no fluxo de trabalho diário.
“A farmácia fornece medicamentos e materiais antes, durante e após as cirurgias. Tudo que precisamos está disponível de imediato. Se não tivéssemos essa estrutura, acredito que a montagem dos kits e as cirurgias de urgência atrasariam bastante”, afirma.
Essa prontidão permite que as cirurgias sejam realizadas de forma ágil e segura, sem que a equipe cirúrgica precise recorrer à farmácia central do hospital, que, devido ao grande volume de atendimentos, poderia comprometer a eficiência do centro cirúrgico. “Se o centro cirúrgico dependesse da farmácia central, não teríamos como rodar com a rotatividade que temos hoje. Essa farmácia é fundamental”, complementa Jaqueline.
A importância do controle de estoque
O controle de estoque é uma parte essencial do funcionamento da farmácia. Tayna explica que, além da dispensação dos materiais, a farmácia é responsável pelo controle rigoroso de anestésicos e psicotrópicos, que são essenciais em praticamente todas as cirurgias. “Também fazemos o controle da saída e das devoluções de materiais após as cirurgias, garantindo que tudo esteja devidamente registrado no mesmo dia”, explica.
A farmácia também lida com uma ampla gama de insumos que se adaptam às particularidades de cada procedimento. Para cirurgias de ortopedia, por exemplo, o kit cirúrgico contém materiais específicos para atender à demanda desse tipo de operação, enquanto cirurgias cardíacas já contam com um carrinho padronizado com todos os medicamentos e materiais necessários.
Entre os materiais de maior valor utilizados em procedimentos cirúrgicos estão as válvulas cardíacas, fundamentais para as cirurgias do coração. “As válvulas cardíacas são um dos itens de maior valor que controlamos. Elas são fundamentais às cirurgias cardíacas e exigem um controle rigoroso de estoque “, detalha Tayna.
Além disso, os anestésicos e psicotrópicos são algumas das medicações mais comuns e importantes utilizadas pela farmácia. “Toda cirurgia requer algum tipo de anestésico, seja local ou geral, e esses materiais estão sempre disponíveis na farmácia do centro cirúrgico. Os psicotrópicos, que fazem parte de alguns anestésicos, também são controlados rigorosamente”, complementa.