17 de setembro de 2024


Em turnê por três estados, projeto de música clássica chega a Ilha Solteira

0

Foto: divulgação

Após passar por Goiás, o projeto “Circulação de Concertos Francis David Vidal – Turnê CTG” volta ao Estado de São Paulo com apresentação gratuita na cidade de Ilha Solteira.

Na sexta-feira (13), às 20h, a Casa de Cultura Rachel Dossi, em Ilha Solteira (SP), receberá o concerto do projeto “Circulação de Concertos Francis David Vidal – Turnê CTG Brasil”. A turnê, que já passou por Goiás, percorre outros dois estados brasileiros, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com o objetivo de democratizar o acesso à música clássica, sempre com sessões gratuitas.

Para o maestro Francis David Vidal, idealizador do projeto, essa é a realização de um sonho antigo. “Venho de origem humilde, mãe faxineira e pai açougueiro, e apesar das diversidades da época, estudei música e, hoje, sou violinista e maestro. Acredito que a música clássica não deve ser restrita. Quero que ela seja acessível tanto para formar novos públicos quanto para despertar talentos que, como eu, enfrentam desafios”.

Segundo Mara Vidal, produtora-executiva do projeto, a procura tem sido alta em todas as cidades. “Os ingressos se esgotam rápido, o que mostra que as pessoas têm interesse não só na música clássica, mas, na cultura e na arte. Tem sido uma alegria imensa ver como a música clássica desperta interesse”.

No palco, o público terá a oportunidade de ouvir obras de compositores mundialmente consagrados como Mozart e Vivaldi. Ao contrário de um repertório popular, a proposta do projeto é trazer a essência da música erudita, proporcionando uma experiência próxima à vivida em salas de concerto dos grandes centros urbanos.

O projeto “Circulação de Concertos Francis David Vidal – Turnê CTG Brasil” conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CTG Brasil. “Estamos falando de um suporte imprescindível, pois nosso grupo de trabalho é grande, são 23 profissionais envolvidos e uma logística complexa com equipamentos e instrumentos”, explica o maestro.

A iniciativa foi selecionada em edital, ano de 2023, pela sua relevância cultural e proximidade das apresentações com as unidades de operação da CTG Brasil. Para Andréia Gama, do setor de Sustentabilidade da CTG Brasil, o apoio ao projeto está alinhado com os valores da empresa.

“As pessoas são a nossa energia, e este projeto contribui para o desenvolvimento humano nos territórios onde a companhia atua. Ele democratiza o acesso às expressões culturais e deixa um legado duradouro nas comunidades”, afirma ela.

No palco, a orquestra é formada por 13 músicos, incluindo o maestro e solista (violino) Francis David Vidal, além dos músicos Rene de Freitas, Carlos Eduardo, Emanuel dos Anjos, Luis Macedo, Wallacce Rodrigues e Lucas Melo (violinos), Irliane Pessoa e Thiago Ponce (violas), João Pedro Queiroz e Alexandre Souza (violoncelos), Giovana Contador (contrabaixo acústico) e Wellington de Lamare (piano).

Além da parte cultural, o projeto tem um viés inclusivo e de sustentabilidade. Isso porque em cada cidade que a orquestra se apresenta, há o acompanhamento de uma intérprete de libras e a disponibilização de monitores para acompanhar pessoas com necessidades especiais, inclusive, autismo. Já na parte ambiental, mudas de árvores estão sendo plantadas pelos músicos em cada cidade que sedia o projeto. Mais informações acesse o Instagram: @francisdavid1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *