Em parceria com a Unesp, Santa Casa de Araçatuba será campo de estágio em Odontologia Hospitalar
Foto: divulgação
Inclusão do hospital na nova especialização amplia as ações de parceria e cooperação entre a Santa Casa de Araçatuba e a FOA, estabelecidas há vários anos
A Santa Casa de Araçatuba será campo de estágio de especialização em Odontologia Hospitalar, por meio dos cursos do Programa de Residência da Faculdade de Odontologia da Unesp de Araçatuba, iniciado em março deste ano. O convênio entre as duas instituições foi definido em reunião realizada ontem entre a diretoria do hospital e docentes da FOA.
“A Odontologia Hospitalar foi instalada neste ano na Faculdade de Odontologia de Araçatuba e visa prestar assistência odontológica às pessoas com necessidades especiais que estejam em tratamento ambulatorial, home caree hospitalar”, explicou a professora Letícia Helena Theodoro, coordenadora da Residência de Odontologia Hospitalar/FOA.
A renovação do convênio foi definida pelos representantes da FOA: professora Letícia Helena Theodoro, coordenadora da Residência de Odontologia Hospitalar; professora Alessandra Marcondes Aranega, vice-coordenadora da Residência; e o professor-doutor Valdir Gouveia Garcia. A Santa Casa foi representada pelo provedor Petrônio Pereira Lima, o secretário José Vitoriano de Andrade Filho, o diretor técnico Ronaldo Chiderolli, a doutora Cibele Cristina Castilho, oncopediatra do CTO, o coordenador da Coreme, Rafael Saad, e o administrador Luiz Otávio Barbosa Vianna.
O estágio do curso, que capacita dentistas para a assistência odontológica voltada aos cuidados ligados à saúde bucal em ambientes hospitalares, prevê que, sob supervisão de docentes, os residentes atuem junto aos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva em ações de controle de higiene bucal e de doenças da cavidade bucal, além de crianças e adolescentes em tratamento oncológico no CTO.
“Isso diminui muito o grau de complicações nesses pacientes. Nos pacientes em terapia intensiva, a higiene bucal é fundamental para a prevenção de pneumonia, e para os pacientes oncológicos com lesões bucais graves, esse controle possibilita a manutenção da quimioterapia preconizada em seus tratamentos médico-oncológicos”, explica o professor-doutor Rafael Saad, coordenador da Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba.
A inclusão do hospital na nova especialização amplia as ações de parceria e cooperação entre a Santa Casa de Araçatuba e a FOA, estabelecidas há vários anos. A utilização do Centro Cirúrgico e do serviço de médico anestesista do hospital para a realização de procedimentos em pacientes do Centrinho, que só podem ser realizados sob anestesia geral, é uma dessas ações. A FOA também atua na Santa Casa de Araçatuba com atendimentos a pacientes em urgências e emergências relacionadas à especialidade Buco-Maxilo-Facial.
“Um grande avanço que trará muitos benefícios aos nossos pacientes e está alinhado com a nossa proposta junto ao MEC de credenciar a Santa Casa de Araçatuba como Hospital de Ensino. Só temos a agradecer à disposição dos docentes da Unesp que têm cooperado com a instituição”, afirmou o provedor Petrônio Pereira Lima ao explicar a importância do convênio com a FOA.