AEA será o primeiro time a participar do “TorcidaPix”
Foto: ilustrativa/divulgação
Da Redação
A Associação Esportiva Araçatuba é o primeiro time inscrito no TorcidaPix, uma nova plataforma que permite ao torcedor brasileiro incentivar seu time do coração de maneira direta e apaixonada. Por meio do aplicativo TorcidaPix, a cada partida, o torcedor pode oferecer uma premiação à equipe e aos funcionários do clube em caso de vitória ou empate. Basta se registrar na plataforma e contribuir com o valor desejado.
Se o time conquistar o resultado, o total arrecadado será dividido entre o clube, jogadores, comissão técnica e colaboradores cadastrados, com os valores sendo depositados diretamente na conta de cada beneficiado via PIX. Caso o resultado não seja atingido, o dinheiro permanece em uma conta em nuvem, podendo ser resgatado pelo torcedor ou reaplicado em outra partida da equipe. O clube também poderá criar campanhas específicas de arrecadação na plataforma.
“Precisamos muito do apoio do nosso torcedor para que possamos conquistar nosso objetivo principal, que é o acesso à série A4 do Campeonato Paulista do próximo ano. O TorcidaPix é mais uma ferramenta e forma de incentivo aos nossos atletas. E temos a certeza de que será uma parceria de sucesso”, declarou o presidente do Araçatuba, Rodrigo Francisco da Silva.
“É muito importante ressaltar que o TorcidaPix não é uma bet. Nós não trabalhamos com apostas esportivas”, afirma um dos criadores da plataforma, Valdecir Fontes Jr. “O futebol é uma das maiores forças culturais do Brasil. Milhões de brasileiros mantêm laços com os clubes de sua região, mesmo que estejam em divisões inferiores. Nós detectamos que muitas comunidades de torcedores, ou até pessoas, individualmente, tentam ajudar financeiramente seus times do coração, mas não tinham uma forma segura, isenta e transparente para realizar essas doações. Assim nasceu o TorcidaPIX. Desenvolvemos uma forma segura, eficiente e transparente para viabilizar esse incentivo e diminuir o abismo competitivo entre os clubes do país.”
Na realidade desigual do futebol brasileiro, a maioria dos times não vive a abundância de receitas experimentada pelos clubes da Série A ou das SAFs. Pesquisas mostram que mais de 80% dos jogadores profissionais do país recebem menos de dois salários mínimos por mês, e a remuneração nem sempre dura os 12 meses do ano, por questões do calendário de competições.
“Os jogadores são a face visível dessa desigualdade no futebol. Mas é preciso levar em conta que, além deles, os clubes têm seus colaboradores, como massagistas, cozinheiros, equipes de limpeza e segurança, entre tantas funções que também são essenciais na campanha de uma equipe durante um campeonato. E, quando formatamos o TorcidaPix, fizemos questão de incluir todos esses atores entre os beneficiados das premiações”, diz Fontes Jr.
“Nós somos uma empresa que oferece transparência à paixão”, acrescenta. “Queremos que o torcedor se sinta à vontade para apoiar seu time, recompensar o esforço e até mostrar solidariedade com aqueles que suam a camisa dentro e fora de campo.”