19 de setembro de 2024


Artigo Reflexão “Conhecer e deixar conhecer”

0

Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges

“… Desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo,…” Efésios 1.9

Eu não sei quanto a você, não sei a sua realidade, mas para mim uma das coisas mais prazerosas da vida é adquirir conhecimentos novos. Ficar apenas com o que eu já sei, ou como diria um velho amigo meu, “o mesmo do mesmo”, não me traz nenhuma alegria, talvez seja por isso, a minha insistência nos livros e nas leituras; livros são grandes fontes do saber.

Através do conhecimento muitas coisas novas vão surgindo e novas descobertas são feitas; nisso atualizações acontecem e contextualizações são necessárias, por isso, muitas coisas que achávamos normais hoje já não são e nem são aceitas; quem não se atualiza, não busca novos conhecimentos, se torna arcaico, fica para trás e não consegue colaborar com a sociedade e com a missão de Deus.

Veja que na sua introdução da Carta aos Efésios, Paulo, o Apóstolo de Cristo exalta a Deus que, por meio desse mesmo Cristo dispensou várias bênçãos aos irmãos e irmãs de Éfeso. Entre tantas coisas, Deus revelou os mistérios da sua vontade segundo o seu consentimento que já tinha proposto através de Cristo.

Seria muito estranho um agir diferente desse, uma vez que Ele mesmo criou a humanidade com essa peculiaridade, ou seja, a própria humanidade é curiosa, desbravadora e questionadora; está sempre em busca do saber. Claro que nunca se chegará a saber tudo, como disse Sócrates “Só sei que nada sei”, e o saber completo e absoluto é um atributo divino, mas Deus tem alegria em compartilhar um pouco do Seu conhecimento e da Sua vontade com o ser humano.

Os mistérios da vontade divina não estão reservados para um grupo de notórios e doutores do conhecimento, mas é dada e revelada a todas as pessoas que tiverem interesse. Aliás, aquilo que Deus quis revelar já está desvendado com a sua autorização régia, é só apropriar-se no bom sentido da palavra e ser feliz. Eu conheço e devo deixar com que outras pessoas também possam conhecer.

Na vida cotidiana também precisamos ter esse posicionamento, nunca deveríamos impedir a busca do conhecimento, mas ao contrário devemos incentivar e valorizar aqueles e aquelas que querem desbravar mais conhecimento; outrossim, devemos também partilhar aquilo que já sabemos e alcançamos.

Por isso, Jesus enviou os seus discípulos e discípulas nos caminhos do mundo para que compartilhassem e anunciassem aquilo que tinham encontrado. É provável que muitas coisas estejam sendo reveladas para você no âmbito da vida terrena e também da vida eterna, faça bom uso.

Lembre-se, o saber liberta e deve ser libertador; se você experimentar a liberdade por saber, ofereça a mesma liberdade de saber para outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *