30 de junho de 2024


Voluntariado Acadêmico Missionário Salesiano dará visibilidade às ações acadêmicas

0




Foto: divulgação

As tardes são reservadas para eventos culturais e recreativos nas aldeias

Em sua 6ª edição, o projeto do UniSALESIANO, intitulado “VAMS” – Voluntariado Acadêmico Missionário Salesiano, será mais uma vez realizado com a participação de aproximadamente 40 pessoas ligadas à Instituição, dentre elas: acadêmicos de diversos cursos, docente, coordenadores e agentes de pastoral.

O grupo sairá de Araçatuba, com destino ao Mato Grosso, na noite desta quinta-feira, dia 27 de junho, e retornará na manhã do dia 8 de julho. Nesse período, visitarão as aldeias indígenas de Meruri (povo Bororo) e São Marcos (povo Xavante).

De acordo com o Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo, SDB, que faz parte da Comissão Organizadora do VAMS, trata-se de um projeto que vai além da assistência. “É uma oportunidade para nossos alunos aplicarem seus conhecimentos de forma prática, colaborando diretamente com as necessidades locais”, destacou.

Dentro do cronograma planejado ao longo de um ano, haverá atividades acadêmicas durante as manhãs, nas aldeias, que serão baseadas em documentos desenvolvidos pelos Coordenadores de cursos.

Pe. Paulo ressaltou que essas atividades acadêmicas fazem parte de um projeto piloto que visa atender às necessidades imediatas e também estabelecer uma base sólida para iniciativas futuras. “Estamos vendo muitos deles engajados em projetos de pesquisa e escrevendo artigos, demonstrando um compromisso contínuo com as comunidades que servimos.”

Além das atividades acadêmicas, as tardes são reservadas para eventos culturais e recreativos, incluindo interações com as crianças locais e celebrações como a tradicional festa junina.

O VAMS tem por objetivo firmar um compromisso com a responsabilidade social, além de servir de exemplo de como a educação pode se traduzir em ações concretas de benefício coletivo. “Ações que também foram realizadas pelo Colégio Salesiano ‘Dom Luiz Lasagna’, cujos alunos arrecadaram alimentos para serem levados às aldeias.”

EXPERIÊNCIAS

Quem está animada com a viagem é a acadêmica do 7º termo do Curso de Medicina, Bárbara Zapte dos Santos, que participa pela segunda vez consecutiva do VAMS. Ela lembra que, em 2023, o que a motivou a participar foi a busca pelo novo, pelas experiências e sentimentos novos, além de poder ajudar a população indígena levando alimentos, roupas e entretenimento durante a recreação.

“Já esse ano, minha mentalidade está totalmente diferente. Quero poder reencontrar algumas crianças que me marcaram muito, no sentido mais positivo e puro que se pode imaginar. Ter novas experiências espirituais, subir nos morros das aldeias e me encantar novamente pela paisagem e pela missa lá rezada pelo Padre Paulo Jácomo”, explicou.

Além disso, Bárbara tem o objetivo, neste ano, de realizar uma pesquisa sobre alcoolismo entre o povo Bororo, junto com mais três acadêmicos do curso. “Esse ano, coletaremos todos os dados necessários para a realização do artigo”, disse, ao ressaltar que, outra ação acadêmica será a realização do mapeamento do perfil demográfico, epidemiológico, identificação dos hábitos alimentares, relação da população com animais e como é realizada o atendimento de profissionais da saúde na aldeia. “Esses dados serão utilizados pelos voluntariados que forem nos próximos anos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *