22 de novembro de 2024


Junho tem manejo de palmeiras contra bicho barbeiro (doença de Chagas)

0

Foto: divulgação

Da Redação

De 10 de junho a 4 de julho, a Prefeitura de Araçatuba realizará atividades de manejo integrado em palmeiras, para vigilância e controle da infestação de triatomíneos (barbeiros), vetor da Doença de Chagas na área urbana do município de Araçatuba–SP.

Esta ação compreende poda, aplicação de inseticida nas Palmeiras do tipo buriti, imperial e guariroba do município, que tem historicamente registrada a presença de triatomíneos, além de novas localidades que anteriormente não tenham sido pesquisadas, com o objetivo de agir preventivamente à infestação do inseto.

Conforme orientações firmadas no “Protocolo para Realização de Manejo Integrado em Palmeiras”, Procedimento Operacional Padrão n.º 8 de 11/03/2021, da Superintendência de Controle de Endemias, será realizado manejo e poda das palmeiras, tratamento químico somente nas que houver a presença de triatomíneos, identificado na pesquisa entomológica.

Também haverá a ação educativa com visita aos imóveis, em um raio de 300 metros, visando orientar a população ao envio dos insetos suspeitos encontrados nas residências, uma vez que estes são enviados a análise identificativa para triatomíneo.

A ação será integrada entre as secretarias municipais de Saúde (SMSA), Mobilidade Urbana (SMMU), Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), Obras e Serviços Públicos (SMOSP), a OSS Mahatma Gandhi, Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), Departamento de Atenção Básica (DAB) e Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *