GCMs socorrem mulher que sofreu mal súbito na Prainha Municipal de Araçatuba
Foto: ilustrativa
Da Redação/Richard Silva
Agentes da Guarda Civil Municipal de Araçatuba, auxiliaram no socorro de uma idosa que sofreu um mal súbito na prainha municipal. Além de prestar os primeiros socorros, os agentes conduziram à vítima até à Santa Casa.
A equipe composta pelos GCMs Evandro e Mota realizavam patrulhamento preventivo pela Prainha Municipal, quando o filho da idosa solicitou apoio para encaminhar a mãe ao pronto-socorro municipal para atendimento médico. A mulher estava inconsciente e com a coloração da pele “roxa”.
Os agentes colocaram a idosa e o filho na viatura e inicialmente iriam conduzi-los até o pronto-socorro. A equipe fez contato com o GCM Casteleto que estava de plantão no pronto-socorro, e ao ser informado da gravidade do caso, informou a situação a equipe médica, que orientou que a mulher fosse levada diretamente ao pronto-socorro da Santa Casa de Araçatuba.
Durante o deslocamento, a viatura do comando, composta pelos GCMs Karina e Junior, auxiliou na segurança do trânsito pelas vias José Ferreira Batista e Rua do Fico, até a chegada à Santa Casa, onde a idosa foi rapidamente atendida, estabilizada e permaneceu sob observação médica.
DESTAQUES
O prefeito de Araçatuba Dilador Borges, recebeu em seu gabinete, na última terça-feira (28) agentes da Guarda Civil Municipal que se destacaram no mês de maio, e participaram de ações que vão além de suas funções de rotina.
No dia 21 de maio, o GCM Evandro dos Santos Silva, que participou no socorro da idosa, salvou a vida da bebê Poliana Cecília, de apenas 21 dias. Ele estava de folga e havia ido à Emeb Prof. Antonio José Cazerta para buscar sua filha após as aulas, quando se deparou com uma situação crítica de engasgo infantil. Sem hesitar, Evandro fez a manobra de desobstrução das vias aéreas da bebê, demonstrando expertise e profissionalismo em um momento crucial.
O GCM Murilo se voluntariou para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Sua missão foi contribuir para o resgate, apoio e segurança da população afetada pela catástrofe. Após chegar à cidade de Alvorada no dia 15 de maio, o GCM Murilo se integrou à equipe da Guarda Municipal local, realizando diversas operações de escolta intermunicipal de carretas com doações, equipamentos médicos e voluntários. Sua atuação também se estendeu ao patrulhamento preventivo em áreas de alto risco, a de mantimentos em comunidades carentes ao apoio aos abrigos de entrega desabrigados.
O GCM Diego Rodrigues e o GCM Castro estiveram em Jandira (SP), de 4 a 26 de maio, participando do renomado curso PATAMO, treinamento de patrulhamento de alto nível, com o objetivo de aprimoramento das técnicas de patrulhamento motorizado.
Referência em sua área, o curso PATAMO reuniu GCMs de várias regiões do país e ofereceu imersão completa em táticas e procedimentos avançados de patrulhamento motorizado. Os GCMs Diego e Castro destacaram-se entre os participantes, demonstrando alto nível de comprometimento, resiliência e capacidade de aprendizado. Foram destaques do curso os seguintes temas: Doutrina e Fundamentos do Patrulhamento Tático; Proteção de Autoridades; Conduta em Locais de Alto Risco: Mentalidade de Combate; Operações de Choque; Sobrevivência Policial; Instrução Tática Individual; Conduta de Patrulha; Transição de Armas; Dinâmicas em Grupo e Liderança; Instrução de Tiro com Armas de Fogo (pistola 9mm, .40 e fuzil calibre 556).
Trabalho de excelência realizado pela GCM – Araçatuba.
Tem o meu respeito.