30 de abril de 2024


Araçatuba recebe formação do programa “Alfabetiza Juntos”

0

Foto: divulgação

Da Redação

Araçatuba recebeu, nesta terça-feira (17), um encontro de técnicos de 92 municípios, como parte do “Alfabetiza Juntos”. Esse programa, pactuado com o governo do Estado, tem como objetivo oferecer formações para que todas as crianças consigam ser alfabetizadas até o final do segundo ano, garantindo que estejam se alfabetizando na idade certa. Pela manhã, os técnicos se reuniram na sede da Secretaria Municipal de Educação, no auditório do Edifício Siran, e à tarde na sede na Rua São Paulo.

Ao todo, 21 formadores foram selecionados em nível estadual para replicarem as orientações e formações recebidas da Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação), a escola de formação do governo do Estado, aos 645 municípios do Estado de São Paulo. Dois desses formadores são da rede municipal de Araçatuba e são os responsáveis por conduzirem os encontros com os 92 municípios dessa regional para repassar a formação que ocorrerá mensalmente. Esse foi o primeiro encontro e cada município enviou um técnico que multiplicará a formação à sua rede visando que esses conhecimentos cheguem à sala de aula e ao dia a dia do professor, com o objetivo de garantir a alfabetização na idade certa.

Para Silvana Sousa e Souza, secretária de Educação de Araçatuba, esse encontro representa um passo importante para o fortalecimento das políticas de alfabetização na região. “Estamos trabalhando em conjunto com o governo estadual e outros municípios para garantir que nossas crianças tenham uma base sólida na leitura e escrita desde cedo. É um compromisso que assumimos para o desenvolvimento educacional de nossa cidade”, afirmou a secretária.

O PROGRAMA

O programa “Alfabetiza Juntos SP” tem como meta alcançar 90% de crianças leitoras até o fim da atual gestão, em 2026. Para atingir essa meta, a Educação vai enviar material didático aos municípios, formar seus professores e ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitura, um dos projetos em andamento desde o ano passado e que integra as ações do programa. Na última avaliação da Fluência Leitora, em dezembro de 2023, 64% das crianças matriculadas nas unidades estaduais e em 600 municípios participantes eram consideradas leitoras iniciantes ou fluentes.

O “Alfabetiza Juntos SP” é uma iniciativa da Seduc-SP, com apoio técnico da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP) e em parceria com a Aliança, coalizão formada por Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum. Não há qualquer contrapartida financeira do Governo do Estado de São Paulo.

Em 2023, a Secretaria da Educação implantou na rede a Avaliação de Fluência Leitora, realizada em duas edições, entre julho e agosto, e em dezembro, com resultados essenciais para balizar as ações do programa. Na primeira edição, participaram das provas de leitura 328,9 mil alunos da rede pública, em escolas presentes em 606 cidades. Os resultados mostraram que 56% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental eram leitores fluentes ou iniciantes, enquanto 44% ainda estavam no estágio de pré-leitores no início do segundo semestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *