Acidente com fio solto deixa motociclista ferida e moto danificada, em Birigui
Foto: cedida pela vítima
Da Redação
Um acidente causado por fios soltos em uma das vias de Birigui, deixou uma mulher de 56 anos, moradora do bairro São Brás, ferida e a sua moto parcialmente danificada. O incidente ocorreu na avenida Silvio Guarnieri, próximo ao posto Jandaia, no sentido Cohab, na altura do número 395.
Segundo relatos da vítima, ao descer pela avenida, ela se deparou com um fio pendurado no meio da rua. Mesmo tentando evitar a colisão, o fio acabou se enroscando no seu pescoço, e no guidão da moto, fazendo que ela perdesse o controle e caísse. Felizmente, ela estava em baixa velocidade, o que amenizou de certa forma as consequências do acidente.
“Estava descendo a avenida Silvio Guarnieri quando percebi o fio dependurado no meio da rua. Quando percebi, já estava em cima, então abaixei a cabeça, mas mesmo assim pegou no pescoço e enrolou no guidão da moto e fui ao chão, ainda deslizei uns 5 a 8 metros no asfalto, sorte que eu estava devagar”, relatou a vítima.
O acidente resultou em ferimentos na condutora e danos em sua moto, que ficou danificada. A vítima foi socorrida e encaminhada para atendimento médico.
Falta de Fiscalização
Vale destacar que uma legislação específica existe para abordar essa questão. O Projeto de Lei nº 76/2020, proposto pelo Vereador Valdemir Frederico (Vadão da Farmácia) estabelece a obrigatoriedade do alinhamento e retirada de fios, cabos e equipamentos excedentes fixados em postes de energia elétrica. No entanto, apesar da existência dessa lei, a sua aplicação parece não ser efetiva.
Diante desse incidente, fica evidente a necessidade de uma ação mais enérgica por parte das autoridades competentes para garantir a segurança e bem-estar dos condutores e ciclistas que trafegam pelo local, evitando que situações como essa se repitam e coloquem em risco a vida dos usuários das vias públicas.
A segurança nas vias públicas, incluindo a manutenção adequada da infraestrutura, é fundamental para garantir a integridade e a segurança de todos os cidadãos.