Morador em Coroados é multado por manter aves silvestres em cativeiro
Foto: divulgação
Da Redação
Um morador em Coroados (SP) foi multado em R$ 9 mil reais, por manter aves silvestres em cativeiro. A ocorrência foi registrada nesta última segunda-feira, dia 11 de março, durante o patrulhamento ambiental na região do bairro Córrego do Campo.
A equipe da Polícia Militar Ambiental, recebeu denúncia sobre possíveis aves mantidas em cativeiro em uma residência próxima ao Bar do Gregório, em Coroados.
Ao chegar ao local, a equipe de fiscalização notou diversas gaiolas penduradas na varanda da residência. Após contato com o morador, este franqueou a entrada da guarnição e admitiu possuir aves sem autorização. Inicialmente, ele declarou possuir apenas 4 aves nativas, mas durante a fiscalização foram encontradas mais 5 aves, algumas delas escondidas dentro do guarda-roupas e sobre a cama nos quartos da residência.
O morador alegou ter recebido os pássaros como presente, porém, diante da infração constatada, foi elaborado um auto de infração ambiental no valor de R$ 9.000,00. O motivo da multa foi a manutenção de 9 aves silvestres das espécies pássaro preto, currupião, coleiro do brejo, sabiá barranco, rolinha fogo apagou e patativa, sendo esta última uma espécie ameaçada de extinção, todas sem autorização do órgão ambiental competente.
As aves e as gaiolas foram apreendidas e serão encaminhadas à Estância Natureza em Lins (SP), uma vez que não estão aptas para soltura na natureza.