Homem é atingido por disparo de taser após desacatar oficial de justiça e PM, em Birigui
Foto: divulgação
Da Redação
Um homem identificado pelas iniciais J.M.S, foi detido nesta sexta-feira (26), após desacatar um oficial de justiça que cumpria uma ordem judicial de medida protetiva que havia sido solicitada pela mãe dele, uma idosa de 74 anos. A polícia militar foi acionada e precisou fazer uso de “taser” para conter o homem, que tentou pegar uma faca e partir contra um dos militares.
Segundo o que foi apurado pela reportagem, na tarde da última terça-feira (23), uma equipe policial, foi acionada para prestar apoio a um oficial de justiça na rua Joaquim Ciciliati, no bairro Parque das Nações, em Birigui. Ao chegarem no local, os militares Cabo Doná e Soldado Barbeiro foram informados sobre uma ordem judicial contra J.M.S, relacionada à medida protetiva Maria da Penha de “afastamento do lar”.
Em contato com o oficial de justiça, ele relatou que não conseguiu cumprir o mandado, sendo necessário acionar a equipe policial para garantir o cumprimento judicial. A medida protetiva tinha como objetivo resguardar a mãe do indivíduo que tem 74 anos. O mandado havia sido expedido após a idosa sofrer uma tentativa de agressão por parte do filho em dias anteriores.
SUJEIRA E MÓVEIS QUEBRADOS
Ao entrarem na residência, os policiais se depararam com o indivíduo nú. Segundo os militares, o ambiente era insalubre, com móveis e utensílios domésticos quebrados, e diversas facas espalhadas pela casa. Apesar das tentativas de diálogo, o homem mostrava sinais de agressividade, batendo no peito e nas paredes.
TASER
Durante a tentativa de retirada do indivíduo, ele tentou pegar uma faca, levando o Cabo Doná a agir para cessar a ameaça. Utilizando uma arma de incapacidade neuromuscular (Taser), foi realizado um único disparo, permitindo a contenção segura do homem, que foi posteriormente conduzido ao Pronto Socorro Municipal.
Após atendimento médico, com a remoção dos dardos e curativos realizados no pronto socorro municipal, o acusado foi apresentado ao distrito policial. Após tomar conhecimento e ciência do caso, o delegado elaborou o Boletim de Ocorrência de desobediência e resistência.
INQUÉRITO
Após ser ouvido o acusado foi liberado. Um inquérito policial será instaurado para apuração dos fatos. A mãe de 74 anos, havia sido retirada da residência em dias anteriores, quando havia passado por ameaças e estava sob cuidados do irmão do acusado.