Santa Casa de Araçatuba abre inscrições para processo seletivo do Programa de Residência Médica
Foto: divulgação
Da Redação
O Programa de Residência Médica (PRM) da Santa Casa de Araçatuba abriu inscrições do processo seletivo para preenchimento de vagas em oito especialidades. As inscrições vão até dia 19 de novembro e poderão ser efetivadas nas paginas da Coreme (www.coremearacatuba.com.br/processo-seletivo) ou Consesp (https://sis.consesp.com.br/site/index.php?pg=concursos/info&codigo=4204). As provas serão realizadas no dia 2 de dezembro com apoio do UniSALESIANO. As aulas serão iniciadas em 1 de março de 2024.
O processo seletivo é aberto a médicos formados em todo o território nacional, por faculdades oficiais ou reconhecidas, bem como os formados no exterior com diploma revalidado pelas universidades, autorizados Ministério da Educação. A taxa de inscrição é R$ 480,00.
Ao todo são 23 vagas distribuídas nas seguintes especialidades: Cirurgia Geral (3), Clínica Médica (6), Ginecologia e Obstetrícia (4), Medicina Pediátrica Intensiva (1), Neonatologia (1), Ortopedia e Traumatologia (2), Pediatria (4), Radiologia/Diagnóstico Por Imagem (2). Aos candidatos às vagas de Medicina Pediátrica Intensiva e Neonatologia é exigido como pré-requisito especialização em Medicina Intensiva e/ou Pediatria e Pediatria, respectivamente.
Neste ano, uma das novidades é em relação à arguição e avaliação do currículo do candidato que ocorrem na segunda etapa do processo seletivo. De acordo com o coordenador da Coreme (Comissão de Residência Médica), professor-doutor Rafael Saad, esses processos “ocorrerão exclusivamente pela análise dos documentos enviados pelos candidatos, não havendo contato do candidato com a banca examinadora. Isso não foi uma escolha dos programas, mas uma determinação de uma nova resolução da Comissão Nacional de Residência Médica”.
Outra novidade é a possibilidade de ampliação de vagas para especialidade de Pediatria. “Pleiteamos o aumento de 4 para 6 vagas por ano e estamos aguardando autorização pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação”, informa o coordenador.
Saad explica também, que as duas vagas adicionais serão incluídas mediante retificação a ser disponibilizada no site da Consesp. “Estarão aptos todos os candidatos inscritos a este programa, caso as vagas sejam aprovadas”, informa o coordenador.
A Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização. A formação é realizada através treinamentos práticos e teóricos sob orientação e supervisão de médicos preceptores do corpo clínico do hospital.
O Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba foi implantada em 2017 e já formou 77 especialistas.