Santa Casa de Araçatuba realiza captação de córneas em paciente de 55 anos
Foto: divulgação
Da Redação
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) realizou na sexta-feira (22), a segunda captação de córneas do projeto implantado em agosto, para conscientizar familiares de pacientes que evoluem para óbito sobre a importância da doação do tecido ocular.
O procedimento foi realizado em uma paciente de 55 anos, de Araçatuba, que foi internada na tarde do dia 21 e foi a óbito na madrugada do dia 22. A família autorizou a doação das córneas , mas não autorizou a divulgação da causa da morte.
As córneas foram transportadas para o Banco de Olhos de São José do Rio Preto, por um veículo da Secretaria Municipal de Saúde, conforme acordo firmado entre a Santa Casa de Araçatuba e a Prefeitura Municipal.
As córneas entregues passarão por sorologias que identificam a presença de antígenos e anticorpos de alguma das patologias que inviabilizam o transplante e outros exames necessários a validação dos tecidos. O prazo máximo para as córneas serem transplantadas é de 14 dias.