Moradores de Birigui sofrem com calor de 40 graus e falta de água desde sexta-feira (22)
Foto: Birigui Notícias da Hora
Da Redação
Milhares de moradores de Birigui (SP), estão sem água há 3 dias. Muitos estão sem condições de realizar atividades básicas como tomar banho ou escovar os dentes. A falta d’água atingiu dezenas de bairros da cidade e a promessa era de que o reestabelecimento acontecesse na madrugada deste domingo (24), mas para muitos ele não aconteceu.
Com calor de 40 graus registrado desde o final de semana no município, a constante falta d’água em diversos bairros de Birigui, tem gerado reclamações entre os moradores do município. De acordo com eles, desde sexta-feira (22), período da tarde a água sumiu das torneiras dos biriguienses.
Pelas mídias sociais é possível constatar a revolta da população com a gestão do prefeito Leandro Maffeis, sendo nitidamente criticado.
Conforme apurado, os bairros Portal da Pérola e Dom Pedro, podem permanecer sem o abastecimento de água potável até nesta próxima segunda-feira (25). Moradores estão indo até a caixa d’água para “baldear” água para conseguir manter o básico.
DESABAFO
Em tom de desabafo um dos moradores disse a nossa reportagem; “Estou com visita em casa, uma vergonha… cada meia hora tô aqui, buscando água para dar descarga no nosso banheiro, parentes de fora vendo essa má gestão e descaso que estamos sofrendo neste final de semana de calor insuportável de 40 graus” finalizou o munícipe.
O prefeito municipal de Birigui Leandro Maffeis não se manifestou neste domingo (24), nem mesmo em suas redes sociais como gosta de fazer em seu dia a dia. Somente uma pequena nota foi publicada nas redes sociais da prefeitura.
NOTA
Por meio de nota a prefeitura municipal de Birigui, disse que o problema está sendo sanado. Confira a íntegra da nota:
“A Secretaria de Meio Ambiente informa que continua trabalhando ininterruptamente para restabelecer o abastecimento de água em toda a cidade de Birigui.
A produção do poço profundo Nove de Julho, sob concessão da empresa Aquapérola, conforme já havia sido anunciado, foi normalizada no sábado à tarde. No entanto, existe um tempo hábil para que o bombeamento seja efetivo para todas as ligações. Etapa comprometida pelo consumo excessivo registrado nos últimos dias, devido a onda de calor que tomou conta da região, elevando as temperaturas para mais de 40 graus e reduzindo a umidade do ar a níveis muito baixos.
Com o objetivo de atender as necessidades emergenciais da população, a Prefeitura de Birigui está usando caminhões pipas para levar água potável aos reservatórios das regiões mais altas da cidade.
Com a previsão de que as temperaturas continuarão elevadas nos próximos dias em nossa região, pedimos para que a população continue nos ajudando economizando água, priorizando atividades imprescindíveis para o dia-a-dia até que a situação possa ser normalizada”.