Aluna de 12 anos acusa professora por injúria racial, em escola em Araçatuba
Foto: Ilustrativa
Da Redação/Richard Silva
Uma aluna de 12 anos, está acusando por injúria racial, uma professora da Escola Estadual Arthur Leite Carrijo, que fica no bairro Umuarama, em Araçatuba. O boletim de ocorrência foi registrado pela mãe da aluna, uma mulher de 39 anos.
De acordo com boletim de ocorrência, registrado pela mãe nesta terça-feira (26), o fato teria acontecido na última sexta-feira (22). Segundo a aluna, durante uma atividade na aula de projeto de vida, disciplina a qual a professora é orientadora, ela teria perguntado aos alunos quem já havia feito a apresentação. A aluna e uma amiga se colocaram a disposição para realizar a apresentação.
Ainda de acordo com a aluna, neste momento a professora a perguntou: “você quer ser o boneco de alcatrão?. Porque você já é preta e não precisa pintar”.
Segundo a mãe, a aluna passou o final de semana triste, mas acabou contando o ocorrido depois. A menina não teria dormido devido ao constrangimento que passou na sala de aula.
Durante o registro do boletim de ocorrência, a mãe da aluna decidiu representar criminalmente contra a professora.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação, que disse repudiar qualquer tipo de discriminação, seja dentro ou fora das escolas. Segundo a Secretaria, assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Diretoria de Ensino de Araçatuba aplicou um termo de orientação de conduta à professora, visando prevenir a recorrência desse tipo de comportamento e um supervisor foi encaminhado até a unidade para averiguar o ocorrido e o comportamento da docente, podendo resultar em sanções administrativas.
A Secretaria termina a nota dizendo que a responsável pela aluna foi chamada à unidade de ensino para uma conversa, juntamente com a equipe regional do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – Conviva-SP, e o psicólogo que atua na unidade, que estão acompanhando o caso. A unidade irá realizar ações de conscientização junto aos alunos e professores, garantindo o acolhimento da estudante no ambiente escolar.