GCM de Birigui irá intensificar ações contra uso de cerol em período de férias escolares
Foto: arquivo
Da Redação
O Comandante da Guarda Civil Municipal de Birigui, Antônio Carlos André Júnior, em entrevista nesta quinta-feira (13), disse que irá intensificar ações contra o uso de pipas no período de férias escolares. Nesta época do ano, aumenta as ocorrências do uso de Pipas com produtos cortantes (Cerol e linha Chilena).
Nesse período de ventos mais fortes é comum olhar para o céu e ver um tipo de brinquedo que mexe com imaginário de crianças, adolescentes e até adultos, as pipas. Também conhecidas como papagaio, arraia, as pipas podem ser bem perigosas para motociclistas e pedestres quando usadas de maneira inadequada. Isso porque algumas pessoas utilizam uma linha denominada “chilena”, ou até mesmo o cerol (mistura de cola e vidro na linha) e o material cortante pode ferir e até matar quando atinge alguém.
INTENSIFICAÇÃO
Preocupada com a segurança dos biriguienses, a Guarda Municipal vai intensificar as ações de fiscalização em Birigui (SP), durante a semana e principalmente nos sábados e domingos, período em que há maior quantidade de gente praticando a soltura de pipas.
ORIENTAÇÕES DOS PAIS
Seguindo a Lei Estadual 11.931, a qual proíbe uso da substância do cerol nas linhas desde 2001, a Secretaria de Segurança Urbana de Birigui, vem atuando na prevenção desse tipo de situação, mesmo em outras datas. “A orientação dos pais é fundamental para que isso nao aconteça, importante ter cuidado, tanto nos locais em que se empina, longe de fios e da rua, como também com o uso do cerol”, ressaltou o Comandante da Guarda Civil Municipal de Birigui, Antônio Carlos André Júnior.
LEI MUNICIPAL
Além da estudual, a Lei Municipal 3.936/2001 que proíbe a soltura de pipas na área urbana de Birigui, o uso de material cortante na prática é considerado crime penal, previsto nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais, além de multa.
DENÚNCIA
Para evitar acidentes, a população também pode colaborar. Em caso de denúncia, o cidadão deve ligar para Guarda Municipal pelo telefone 153.