22 de novembro de 2024


PM Ambiental resgata animais em situação de maus tratos e cativeiro em Penápolis

0

Da Redação

No dia 09 de Maio de 2023, durante o patrulhamento ambiental, no transcorrer da “Operação Impacto” com vistas a solicitação de apoio ao policiamento de área, que tratava-se de maus tratos, a equipe deslocou-se até o local dos fatos, onde os policiais que foram atender denúncia de abandono de idoso e se depararam com maus tratos também, no local compareceu a policia cientifica e a equipe da Zoonose para constatação do maus tratos e a captura dos animais.

Em continuidade, os militares vistoriaram a residência onde constatou-se muitas fezes no quintal e no interior da casa, ao analisarem os animais juntamente com uma veterinária que constou 06 gatos, 07 cachorros e um jabuti encontrados em meio aos dejetos, ato continuo, foi capturados 05 cachorros e um jabuti, os demais eram ariscos e não foi possível capturar.

A ocorrência foi apresentada no DP do município de Penápolis (SP), onde o delegado de plantão devido ao laudo do veterinário não sair nesta data, orientou por apresentar via ofício posteriormente.

Nesta segunda-feira (15), a equipe retornou com laudo de avaliação sanitária atestando maus tratos em 14 animais, sendo 07 cachorros, 06 gatos e um jabuti, pois devido as condições do local e a falta de alimentos, foi elaborado o auto de infração ambiental de multa simples no valor de R$ 42.000,00 (quarenta e dois mil reais) em desfavor da autora, por praticar maus tratos contra 13 animais domesticados e 01 silvestre (jabuti), incorrendo no artigo 29 da resolução Sima nº 05/2021, bem como, foi elaborado o auto de infração ambiental de multa simples no valor de R$ 500,00 ( quinhentos reais) por ter em cativeiro animal da fauna silvestre, incorrendo no artigo 25, paragrafo 3º, inc. III da Sima 005/21.

Os animais capturados foram destinados ao abrigo de animais domésticos e silvestres, sendo que a ocorrência será apresentada via oficio posteriormente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *