Docente de Engenharias ministra palestra sobre robótica e jogos digitais em escola estadual
O conteúdo foi direcionado aos estudantes dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental
Da Redação
Alunos da Escola Estadual “José Cândido”, de Araçatuba, tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre “Robótica e Jogos Digitais”, que foi ministrada pelo professor de Engenharias do UniSALESIANO, Amadeu Zanon Neto, no dia 12 de maio.
O conteúdo foi direcionado aos estudantes dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, que estudam a disciplina eletiva de Robótica e Jogos Digitais. “O convite para essa palestra surgiu do professor e coordenador dessa disciplina, na Escola Estadual, Marcos Regiolli. Fiquei impressionado pelo interesse da garotada e das interpelações e comentários inteligentes da turma”, comentou Zanon.
Durante a palestra, o docente abordou as aplicações, mercado de trabalho, o impacto na vida das pessoas e as profissões do futuro que estão relacionadas aos assuntos robótica e jogos digitais.
“Os participantes questionaram muito sobre a IA – Inteligência Artificial, a ética e sobre os impactos destas tecnologias na vida das pessoas. Foi um encontro muito rico em aprendizado”, completou.
TECNOLOGIA
De acordo com Zanon, esses dois temas estão se tornando cada vez mais relevantes em um mundo dominado pela tecnologia, e compreender sua importância desde cedo pode preparar os alunos para um futuro promissor.
“Tanto a robótica quanto os jogos digitais incentivam a aprendizagem ativa, na qual os alunos são protagonistas de seu próprio conhecimento. Eles são estimulados a explorar, experimentar, falhar e tentar novamente, desenvolvendo a perseverança e a resiliência diante de desafios”, ressaltou.
Essas habilidades, segundo o docente do UniSALESIANO, são valiosas não apenas na sala de aula, mas também na vida cotidiana, preparando os alunos para enfrentar os obstáculos e encontrar soluções inovadoras.
CARREIRAS
Por sua vez, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas, analisou que a robótica e os jogos digitais despertam o interesse e a curiosidade dos alunos em relação à tecnologia, abrindo portas para futuras carreiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
“Esses temas promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais, preparando os alunos para os desafios do século 21. Ao proporcionar uma abordagem educacional inovadora e envolvente, a robótica e os jogos digitais ajudam os alunos a se tornarem aprendizes autônomos, criativos e preparados para enfrentar um mundo cada vez mais tecnológico”, concluiu.