Kombi Bolsonaro do prefeito de Birigui é apreendida pela Justiça Eleitoral
Foto: Divulgação
Da Redação/Richard Silva
O Prefeito de Birigui (SP), teve sua Kombi recolhida nesta última sexta-feira (28), após uma busca e apreensão expedida pela justiça eleitoral. Após denúncia realizada via aplicativo Pardal, foi encontrado irregularidades nos adesivos plotados na Kombi, devido às medidas terem ultrapassado o limite permitido pela legislação.
Em suas redes sociais, o prefeito contestou a a busca e apreensão do veículo, dizendo em um vídeo: “acabei de receber uma ordem judicial aqui, da Justiça Eleitoral, comandada pelo TSE. Todo mundo conhece essa kombi aqui, que é a Kombi Bolsonaro. Nós recebemos aqui um mandado de busca e apreensão, nós vamos cumprir essa ordem judicial, mas eu quero deixar um alerta para vocês aí. Dia 30 está chegando e nós temos dois caminhos a seguir, ou nós vamos seguir o caminho da liberdade ou nós vamos seguir o caminho da Venezuela, que vocês já sabem como é que é”, finaliza o prefeito Lenadro Maffeis.
Nota á impressa
O 25° Cartório Eleitoral de Birigui emitiu a seguinte nota:
“Sobre os fatos ocorridos na última sexta-feira (dia 28), envolvendo a apreensão do veículo VW Kombi em posse do Prefeito Municipal de Birigui, informamos que, após denúncia recebida através do sistema Pardal, fora determinada a busca e apreensão do veículo, por conter adesivos de propaganda eleitoral além das medidas permitidas pela legislação eleitoral (superior a 0,5 m2), gerando um efeito de outdoor, infringindo o art. 38, parágrafo 4o, da Lei n. 9.504/97. Deste modo, não houve qualquer medida autoritária por parte da Justiça Eleitoral, apenas o cumprimento da lei”. Finalizou a nota.
Multa
Conforme o artigo 39 da Lei Eleitoral, proíbe a propaganda eleitoral mediante outdoors, inclusive eletrônicos, sendo passível aos responsáveis, partidos, coligações e os candidatos, o pagamento de multa que varia de R$ 5.000,00 a R$ 15.000,00, caso haja o não cumprimento.
Kombi
A kombi ficou depositado para o proprietário de uma oficina mecânica de Birigui, pois segundo o que foi apurado, não teria condições de ser recolhido no momento da busca e apreensão.