Corpo de Bombeiros realizará atividades em comemoração ao 142° aniversário
Foto: Divulgação
No dia 10 de março é comemorado o 142º Aniversário do Corpo de Bombeiros da PMESP. Em todo Estado de São Paulo, acontecerão ações de educação pública através de Simulados em locais com grande circulação de pessoas, como terminais rodoviários, estações de metrô, praças públicas, palestras em diversos órgãos públicos e privados, distribuições de materiais educativos e entrevistas em rádio, revistas, emissoras de tv e publicações em redes sociais.
De acordo com o 20° Grupamento de Bombeiros, tudo com o objetivo de educar, capacitar ou produzir mudanças de comportamento a fim de conscientizar a população sobre riscos dos incêndios em residências unifamiliares, levando em consideração a atividade fim do Corpo de Bombeiros de proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.
VOÇE SABIA?
- Curto-circuito é um dos problemas mais comuns relacionados à instalação elétrica. Ele pode causar danos graves, como incêndios, choques e acidentes domésticos.
- Desleixo e falta de cuidado com as instalações elétricas e o modo como você utiliza os aparelhos elétricos em sua casa, facilitam para que aconteçam acidentes e despesas inesperadas.
- Ações simples como ligar uma televisão, um ferro de passar ou colocar um celular para carregar na tomada podem gerar acidentes e colocar em risco a vida das pessoas.
O CORPO DE BOMBEIROS ORIENTA:
- Verifique o estado das instalações elétricas. Fios desencapados podem ser muito perigosos. Substitua as fiações antigas e desencapadas. Os fios devem ficar isolados em locais adequados, como canaletas e conduítes (tubos de plástico) e longe do alcance das crianças.
- Cuidado com adaptadores em tomadas, não exceda sua capacidade – Não use benjamins ou extensões. Muitos aparelhos ligados na mesma tomada podem ocasionar sobrecarga e curto-circuito na fiação;
- Utilize fusíveis e disjuntores. Eles são os responsáveis por proteger a instalação e os equipamentos conectados a ela, e por isso, podem evitar que um curto-circuito aconteça. Ao detectarem uma sobrecarga, eles interrompem a circulação de corrente elétrica, tentando evitar que algum problema aconteça no sistema.
Vale lembrar que o Corpo de Bombeiros no ano de 2021, atendeu 55.955 emergências de incêndio, sendo que dessas, resultaram 779 vítimas com 96 óbitos. Assim, você é fundamental para evitar tais resultados.