Comissão acompanha possível paralisação do transporte público em Araçatuba
Foto: Angelo Cardoso
A comissão especial de vereadores criada para verificar a situação do transporte público municipal e propor soluções para a melhoria do serviço está atenta à possível paralisação da atividade em Araçatuba. Os motoristas da TUA (Transportes Urbanos Araçatuba) estão em estado de greve e podem cruzar os braços a qualquer momento, caso suas reivindicações não sejam atendidas.
Composta pelos vereadores Wesley da Dialogue (Podemos) e Maurício Bem Estar (PP), a comissão tomou conhecimento da situação por meio de ofício assinado pelo diretor jurídico da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo, José Roberto da Silveira, e encaminhado à Câmara na última quarta-feira (16/03).
No documento, consta que a instalação do estado de greve foi decidida por unanimidade em assembleia realizada no dia 15 de março tendo em vista as condições de trabalho dos motoristas e o impasse na negociação do reajuste salarial da categoria. Os funcionários não aceitam a proposta de 3,5% apresentada pela TUA.
“Estamos acompanhando a situação. Havendo paralisação do serviço, a comissão solicitará ao Poder Executivo que providências sejam tomadas para que a população não fique sem transporte público”, anunciou o presidente da comissão, vereador Wesley da Dialogue.
TRABALHO –
Criada em 27 de setembro de 2021 com prazo inicial de vigência de 180 dias, a comissão do transporte público pretende apresentar soluções ao Poder Executivo para a melhoria do serviço no município. Entre as indicações estão a concessão de subsídio para a manutenção do serviço e o barateamento do preço da passagem.
“Não temos como fugir dessa discussão. Outras cidades da região já implantaram esse subsídio. Visitamos vários municípios, estivemos em várias secretarias de Mobilidade Urbana, inclusive na SPTrans, e outro apontamento que também faremos é a necessidade de contratação de uma empresa especializada para fazer um levantamento da atual situação”, comentou Wesley.
Ele adiantou que os trabalhos da comissão deverão ser prorrogados para a realização de um fórum sobre transporte público com a participação do Poder Executivo, da empresa concessionária e de especialistas. O evento ainda não tem data definida.
Fonte: Assessoria de Comuicação: Suzy Faria // Foto: Angelo Cardoso