Samar alerta para risco de faltar água em Araçatuba
A GS Inima Samar enviou comunicado de alerta para imprensa, na tarde desta sexta-feira (17), chamando a atenção para o risco de faltar água potável para a população de Araçatuba. A empresa aponta como crítico o nível do rio Tietê, de onde vem boa parte da água que abastece a cidade.
Para driblar as consequências da longa estiagem, a empresa já vem fazendo uso de balsa móvel flutuante para conseguir captar a água do rio.
Confira as vagas de emprego para Araçatuba e região
“Mesmo com todos os esforços da GS Inima Samar, a captação flutuante poderá ser comprometida se o rio continuar se afastando da margem principalmente pela ação da barragem Três Irmãos que controla o nível do Rio em nossa região”, alerta o comunicado emitido pela empresa.
Em períodos nos quais a água está em nível ideal a captação é feita nas margens. No entanto, após o nível de água cair três metros em relação ao mesmo período do ano passado, a captação precisou a ser feita no meio do rio. Por isso, o uso da plataforma.
Conforme a empresa para o abastecimento eficaz é necessária a captação de 800 litros por hora. Quantidade que não será possível manter com a baixa do rio.
Em Araçatuba, 40% da população é abastecida pela água do rio Tietê, 50% do Ribeirão Baguaçu e 10% dos poços.
Além de fazer o alerta a Samar pede ainda que a população colabore usando água racionalmente, evitando o desperdício e diminuindo o consumo nesse momento de crise.