23 de novembro de 2024


REI DO TACO: Araçatubense é considerado um dos melhores jogadores de bilhar do Estado

0



Raspadinha, sendo observado pelo filho Lucas, em partida no bar do Serjão


Por Carlos Alberto Tilim

O vendedor de bilhetes Antônio Alves de Aquino Filho, o Raspadinha, 50 anos, morador no conjunto habitacional Hilda Mandarino, em Araçatuba, dificilmente perde um torneio de bilhar que disputa. 

Ele já ganhou vários campeonatos disputados em diversos locais do Brasil. Atualmente ele é considerado o Rei do Taco da Região de Araçatuba e está entre os primeiros do Brasil. “Geralmente o pessoal quer jogar comigo apenas valendo a ficha, porque temem perder e apostar valores mais altos” .

O craque do Taco possui uma mesa em casa e treina quase todos os dias. “Geralmente treino em casa porque durante o dia o trabalho é muito e não sobra tempo para treinar”, revela. 

Como prêmios, Raspadinha já ganhou bicicletas, tacos, leitoas e até dinheiro. “Ganhei muitos prêmios sim, mas nada ainda de ficar rico”, conta.



CAMINHOS DO PAI

Casado com  Cristiane Aparecida Negreti, Raspadinha tem dois filhos que já estão nas mesas da cidade dando show.  Lincoln Antônio Aquino, 27 anos, é um deles. O outro, Lucas Antônio Aquino, 22 anos, também é bom jogador, mas nenhum deles ainda tem a categoria do pai. Não, não os alunos ainda não estão ganhando do professor”, brinca Raspadinha. Os dois atuam na mesma profissão do pai vendendo bilhetes. Ele ainda tem outros dois filhos, Antônio Beto, 22 anos, e Pedro Antônio, 12 anos, que não curtem muito o esporte. 

OUTROS

Raspadinha lembra que em Aracatuba e Região existem outros craques que impressionam e que o encara com seriedade. “Em Birigui tem o Milan, que tem só 18 anos e é uma promessa, lembra. Em Araçatuba ainda tem bons jogadores como Gargamel, Wesley, Wagner e Almeida.

DIFERENÇA

Muita gente ainda não conhece a diferença entre bilhar e sinuca. Bilhar é mais brasileiro, enquanto que Sinuca é praticado em diversos países do mundo.

No bilhar, o chamado mata-mata tem 15 bolas na mesa, numeradas de 1 a 15, sendo a bola 1 o castigo. Tem o bolão branco usado nas jogadas. Cada um mata sete bolas, mais o castigo. Quem matar primeiro é o vencedor.

Na sinuca, são sete bolas na mesa numeradas que correspondem de 1 a 7. Em resumo, o objetivo é matar a bola da vez, sendo que caso o jogador não consiga este será penalizado com a perda de pontos. 

CONSELHOS

O craque revela que para ser um bom jogador, você precisa ter humildade, treinar bastante e não discutir com ninguém. Precisa também ter muita paciência por conta da torcida que sempre torce pro mais fraco. 

PREGO

Ele afirma que é um jogador ofensivo e matador. No entanto, encara o prego com naturalidade. “É uma defesa normal e se você não se defender do adversário pode perder o jogo”, diz. “Em bar que existe isso nem entro, até porque acho uma idiotice total. É a mesma coisa no futebol, jogar na defesa”, completa Raspadinha.



















Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *